Prefeito Cesar Souza Júnior anuncia mudanças no trânsito de Florianópolis
05/06/2015
Superintendente do Patrimônio da União avalia positivamente mudanças nas áreas de marinha
05/06/2015

Florianópolis sedia 1ª Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar

Uma oportunidade para aprimorar a indústria náutica catarinense e estreitar relações com as empresas italianas do ramo, consideradas as mais proeminentes do mundo. É com esse espírito que Florianópolis recebe, a partir de hoje, a 1ª Fimar (Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil), no CentroSul. Até domingo, estandes de exposição de produtos, seminários técnicos e rodadas de negócios farão parte da rotina das cerca de 60 empresas dos dois países que participam do evento.

Santa Catarina possui hoje o segundo maior polo náutico do país, atrás apenas de São Paulo, fato que atrai investidores. “A ideia da Fimar é que as empresas italianas que querem vir ao Brasil venham em parceria com as empresas já existentes aqui no Estado. Eles estão com a tecnologia muito a frente, então, seria uma concorrência desleal vir se instalar aqui. Com essa parceria, as nossas empresas podem, também, se desenvolver mais”, disse o presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Leandro Ferrari.

A ideia de trazer a Fimar para Florianópolis surgiu durante o Salão Náutico de Gênova, na Itália, em 2014, com a intenção de trazer acessórios e itens de design para embarcações, criando novas oportunidades para os estaleiros catarinenses e fomentando o turismo. “A Fimar será uma grande oportunidade para impulsionar a economia do mar em Santa Catarina. A tecnologia e o design italianos serão elementos muito importantes para aperfeiçoar as embarcações produzidas aqui”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

Um dos pontos altos da feira será o seminário “A indústria e a cadeia produtiva do setor náutico na visão do European Boating Industry”, hoje, às 18h, ministrada por Mirna Cieniewicz, secretária-geral da instituição, considerada a maior autoridade do setor na Europa. ”O interesse demonstrado pelos empresários italianos nos dá a certeza do sucesso da Fimar, que será a vitrine do que há de melhor em design e tecnologia na Itália e no Brasil para toda a cadeia do setor náutico”, declarou o italiano Domenico Calabria, organizador do evento.

Rodada de negócios

Uma rodada de negócios será promovida pelo Sebrae, durante toda a feira, das 15h às 20h. De acordo com o coordenador dos projetos náuticos do Sebrae, Roberto Tavares, a intenção é aproximar a indústria náutica dos dois países. “O mais importante é aproveitar a expertise que a Itália tem no setor. Eles estão muito à frente em tecnologia e design. Precisamos desenvolver nossas empresas para atender a demanda que o setor exige, com o aprimoramento tecnológico”, disse.

A rodada de negócios será internacional, com a participação de oito empresas italianas que têm interesse em Santa Catarina, seja para fazer parcerias de investimento, seja para vendas ou para joint ventures. Mais de 60 encontros já foram agendados, e as empresas terão de 15 a 30 minutos para conversar e aproximar os interesses. “A ideia é gerar negócios. Temos produtos catarinense e italianos em exposição, mas a feira é para realizar negócios. O empresário que quiser ampliar e aprimorar seus negócios tem essa oportunidade na Fimar”, afirmou Leandro Ferrari.

Serviço

Data: 4 a 7 de Junho

Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis

Endereço: Avenida Governador Gustavo Richard, 850

Feira: 04 e 05 de junho – quinta e sexta-feira – 15h às 21h

06 de junho – sábado – 14h às 21h

07 de junho – domingo – 14h às 20h

Seminário: 04 e 05 de junho – quinta e sexta-feira – 15h às 19h30

Rodada de Negócios: 04  a 07 de junho – quinta a domingo – 15h às 20h

( Notícias do Dia Online, 04/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *