Clipping

Pedra Branca é destaque em evento internacional que apresentou cases sobre novo urbanismo




A Cidade Criativa Pedra Branca foi um dos três cases sobre urbanismo apresentados durante a mesa temática “Planejamento e Desenho Urbano”, realizada durante a I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras. O evento, que faz parte do Programa Cidades Sustentáveis, ocorreu entre os dias 7 e 8 de abril, em Brasília (DF), junto com o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

Representantes de Palhoça (SC), Londrina (PR) e Medellín, na Colômbia, dividiram com vários participantes experiências e boas práticas de projetos bem sucedidos, desenhados especialmente para melhorar a vida dos pedestres.

Marcelo Fett, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, explicou como o projeto Pedra Branca Cidade Criativa tem resultado em ações que estão visando mudanças na gestão do município. Segundo o secretário, o modelo privado de empreendimento, iniciando em 1999, é o “Urbanismo Sustentável”. Um dos princípios do projeto estabelece que o pedestre é prioridade em relação ao automóvel, o que refletiu em construções prediais (residenciais e comerciais) com calçadas mais largas, construídas no mesmo nível da rua, e com enterramento da fiação elétrica.

Fett explicou que o modelo de urbanização iniciado no bairro Pedra Branca Cidade Criativa levou o município de Palhoça a elaborar e colocar em prática ações como o “Novo Modelo de Gestão Pública”; o “Plano de Desenvolvimento da Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; e o “Fundo Municipal de Inovação”.

 



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.