Plano Diretor de São José será debatido em Barreiros
28/04/2015
A corrida para entrega do Mercado Público
28/04/2015

Obras do Contorno Viário na Grande Florianópolis avançam para o segundo dos três lotes de serviço

Dividida em três lotes de serviços, a obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis passa a contar também com trabalhos no segundo trecho do projeto, em Biguaçu. Os trabalhadores iniciaram a montagem do canteiro e preparação do terreno ontem. Com isso, passam a ser duas frentes de trabalho em andamento. Além do trecho norte, em Biguaçu, as obras no trecho intermediário, em São José, continuam e estão com 50% do cronograma executado, segundo a Autopista Litoral Sul, responsável pelo serviço. Resta agora apenas o trecho sul, em Palhoça, onde está o entrave para que os trabalhos sejam feitos nas três frentes.

Os obstáculos desta parte da construção passam diretamente por dois pontos. O primeiro deles, segundo o gerente de planejamento estratégico da Autopista Litoral Sul, Marcos Guedes, está em mudanças no traçado solicitadas após audiências públicas. Com isso a concessionária desenvolve o projeto executivo que deve passar por avaliação da ANTT. A expectativa é começar as obras neste trecho ainda em 2015, mas ainda não há prazo.

PRAZO PARA CONCLUSÃO PODE SER PRORROGADO

A Autopista afirma que a totalização das obras deve ocorrer em três anos. Com o atraso nos serviços em Palhoça, esse prazo pode ser altertado pela necessidade de os três trechos estarem prontos para o contorno ser totalmente liberado. O segundo entrave está nas desapropriações. A parte onde mais ocorrem desacordos está justamente no trecho sul, na região do bairro São Sebastião, em Palhoça. Guedes explica que a Autopista entrou com ação em todas as negociações e os valores estão sendo acertados de acordo com a avaliação judicial.

– As negociações não estavam evoluindo e foi determinado que entrássemos com as ações para agilizar o processo. Agora depende da Justiça, que pode dar um prazo de 15 a 45 dias para resolver. Em todas as ações estão sendo feitos os depósitos em juízo – afirma Guedes.

A Autopista explica ainda que os proprietários podem retirar até 80% do valor depositado, mesmo que não estejam de acordo com o valor pago, sendo que o restante pode ainda ser discutido judicialmente.

(DC, 28/04/2015)


“Queremos iniciar o sul ainda em 2015”

Marcos Guedes, Gerente de planejamento estratégico da Autopista Litoral Sul

Responsável pelas obras do Contorno Viário, a Autopista Litoral Sul espera ainda neste ano começar os serviços no trecho sul dos serviços. Além disso, o gerente de planejamento da concessionária, Marcos Guedes, afirma que o projeto executivo segue em desenvolvimento. Leia a entrevista abaixo:

Qual o prazo de conclusão das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis?

Três anos, a contar a partir de agora com início das obras no trecho norte dos serviços, em Biguaçu.

Como será este início dos trabalhos no trecho norte, em Biguaçu?

Iniciamos os serviços agora e a empresa foi contratada. Faremos a identificação do local para a construção do canteiro de obra, que deverá ter licença da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma). Enquanto isso, é instalado um canteiro da obras provisório no local. Independente disso, iniciamos as demais etapas que podemos, como medições topográficas, a instalação de escritório, o corte de árvores e a limpeza dos terrenos. Acreditamos que entre 30 a 60 dias teremos a liberação da Fatma para instalação do canteiro de obras oficial.

E as obras no trecho sul do contorno viário, em Palhoça, começam a partir de quando?

O projeto executivo ainda está em desenvolvimento. Foram feitas as alterações solicitadas pela comunidade em audiências públicas em 2013 e a implantação de seis túneis no projeto. Com isso, o traçado alterou seu trajeto passando pelo bairro São Sebastião, em Palhoça. Depois, o projeto executivo que está em fase final passará pela avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Queremos iniciar as obras neste trecho ainda este ano, mas teremos que aguardar o aval da agência.

(DC, 28/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *