Investigações da Operação Ave de Rapina geraram cinco inquéritos em Florianópolis
11/12/2014
Reunião na comunidade discute desassoreamento
12/12/2014

Comtur e membros do setor de turismo participaram de Workshop de Marketing Turístico

O Plano de Marketing de Florianópolis que está sendo elaborado por meio do Projeto Floripa Pró-Turismo, parceria entre a Secretaria de Municipal de Turismo (Setur) e o Sebrae/SC, foi discutido nesta terça-feira (9) pelos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), e empresários do setor, durante o primeiro Workshop de Marketing Turístico.

A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, e o presidente do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues, logo na abertura explicaram sobre a importância do encontro para o processo de construção do plano – realizando um diagnóstico do destino – que será vigente até 2021 e terá o Comtur como administrador.

O cenário do turismo nacional e estadual foi exposto pelo presidente da Santa Catarina Turismo S.A. (Santur), Valdir Walendowsky, que destacou os principais mercados emissores para o destino e outras potências a serem exploradas, como Lima, capital do Peru.

“O setor de turismo representa 12,5% do PIB catarinense. O fluxo turístico anual para o estado é de 21 milhões de visitantes, sendo 95% de origem nacional e 5% internacional”, destacou Walendowsky com base nos dados da pesquisa de demanda turística realizada pela Santur em 2012.

O trabalho com a imprensa especializada no setor turístico também foi mencionado, para que se fortaleça a relação e intensifique as ações de divulgação.

Segundo o presidente, pretende-se fechar ainda este mês o calendário de eventos e feiras para o primeiro semestre de 2016, que deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo e o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, e, aprovado pelos membros do Comtur para que se possa dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado anualmente pelas entidades.

“Tem outra coisa importante neste trabalho que é este fórum que está aqui. Nós temos uma representação das entidades do setor, é isso que nós precisamos fortalecer para conseguir bons resultados neste processo”, finalizou Walendowsky.

As consultoras da empresa Prisma, Tânia Brizolla e Márcia Godinho, apresentaram durante o encontro alguns dados base do diagnóstico que realizaram sobre a Capital catarinense para a construção do plano. Márcia falou sobre o conceito de marketing aplicado sobre o turismo, a importância de se ter uma imagem de destino sustentável, sob diversos aspectos, como econômicos, ambientais, administrativos.

“Uma boa avaliação de um destino parte principalmente dos amigos e colegas que retornam de determinada viagem e indicam ou não aquele lugar, isso vale mais do que as empresas divulgam ou falam, precisamos colocar o turista em primeiro lugar”, enfatizou Márcia.

No encontro, ainda, foram validadas as metas e planos determinadas inicialmente pelos membros do Comtur e pela Secretaria de Turismo. Os presentes puderam sugerir alterações aos sete tópicos apresentados e discutir cada um deles, sendo este o norte principal do plano, ser constantemente monitorado e atualizado durante sua aplicação.

Um dos participantes do encontro, Hélio Leite, gerente de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), destacou que a iniciativa não permanecerá apenas no papel, pois “esse plano é nosso, então é de interesse de todas as entidades reunidas aqui”.

Pesquisas com turistas e operadoras nacionais cadastradas na Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) foram mostradas com o objetivo de ser avaliado o que eles esperam de um destino e os principais pontos que devem ter, como entretenimento para toda a família, a interação no processo de construção de roteiros, busca por experiências memoráveis, qualificação no atendimento, domínio de idiomas, dentre outros.

“O Plano de Marketing do Turismo de Florianópolis é um grande desafio que nos possibilita posicionar o produto turístico de Florianópolis em nível nacional e internacional e ao mesmo tempo constitui parte integrante de consolidação do Plano Municipal do Turismo”, ressaltou a secretária adjunta de Turismo da cidade, Luciane Camilotti.

Por fim, foi apresentado um perfil traçado sobre Florianópolis para que pudessem ser organizados os segmentos turísticos de acordo com sua relevância e potencialidades para serem exploradas. O grupo comentou sobre cada segmento e agora será elaborado um diagnóstico final para ser aprovado e avançar para a próxima etapa de construção do Plano de Marketing.

(Prefeitura de Florianópolis, 10/12/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *