Escutas telefônicas da Operação Ave de Rapina mostram diálogos entre vereador e empresário
19/11/2014
Festival de cinema socioambiental realiza abertura na UFSC
19/11/2014

O fotógrafo Danísio Silva especializou-se em registrar aspectos peculiares da Ilha de Santa Catarina, mostrando pessoas e paisagens sob ângulos incomuns. Nesta sexta-feira (21), ele lança o livro “Florianópolis 180 Graus”, que traz imagens distorcidas da cidade feitas com lente 10mm, com textos assinados pelo jornalista Paulo Clóvis Schmitz.

Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro será lançado às 19h30, no hall do CIC (Centro Integrado de Cultura), na Agronômica.

Nesta edição, que tem apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis, Danísio Silva utiliza um recurso fotográfico capaz de transformar objetos e paisagens comuns em belas imagens, como é o exemplo de uma árvore que ganha formas arredondadas, tendo como moldura a linha do horizonte.

Ele diz que a opção por esta lente deu-se pela liberdade de composição que ela proporciona, embora limite o domínio visual do fotógrafo. “A lente de 10mm abre possibilidades, mas apresenta desafios permanentes”, ressalta.

A presença do sol e a recorrência de figuras humanas também são, segundo Danísio, aspectos que conferem vida e escala às fotografias, como no caso do homem que observa a imensidão do oceano de cima de um costão no Leste da Ilha.

Em todas as imagens, o fotógrafo procurou quebrar a relação de linearidade e abrir espaço para a poesia, mesmo quando, por opção, fez fotos no formato convencional, com lente comum, sem o recurso dos 180 graus. “É um revezamento que procura evitar o cansaço de quem folheia o livro” observa.

A publicação traz ainda detalhes da arquitetura tradicional, pescadores, pessoas anônimas de diferentes partes da Ilha, e a natureza deslumbrante da Lagoinha do Leste, praias de mar aberto, imagens da Lagoa da Conceição feitas de parapente, e cenas urbanas que fogem à percepção dos observadores menos atentos. “São lugares que muita gente conhece, mas que no livro se tornam mais grandiosos, extrapolando o mero caráter documental para ganhar em ousadia”, comenta Danísio Silva.

Uma preocupação do profissional foi fugir aos condicionamentos comuns a quem tenta captar detalhes ou grandes tomadas a partir da lente que tem à mão. “Há sempre um certo desequilíbrio, mas procurei transformar até isso em coisas bonitas”, explica Silva. Para ele, o trabalho envolve metalinguagem, ou seja, mostra a foto dentro da foto, e imagens que chamam a atenção para problemas da cidade, como a da ponte Hercílio Luz dividida em partes, como se estivesse desmontada.

Como ocorre com outras obras financiadas com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro será distribuído gratuitamente a escolas, bibliotecas, instituições culturais de Florianópolis e também ao público que prestigiar o evento de lançamento no Centro Integrado de Cultura.

O quê: Lançamento do livro “Florianópolis 180 Graus”

Quando: 21 de novembro (sexta-feira) – 19h30

Onde: Hall do Centro Integrado de Cultura

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600

Agronômica – Florianópolis/SC

(48) 3664-2555

Quanto: gratuito

(PMF, 18/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *