CCJ aprova proposta de lei para proibir o uso do amianto no estado
03/09/2014
UFSC: o liminar da desordem
03/09/2014

Cobertura retrátil do vão central do Mercado Público ainda está na fase do projeto

A construção da cobertura retrátil do vão central do Mercado Público ainda não tem data para começar e nem para ser concluída. Tratada como a grande estrela da revitalização do Mercado, a cobertura deveria estar pronta no final deste ano, junto com a reforma da ala sul. De acordo com a Secretaria de Administração de Florianópolis, a licitação para a contratação da empresa que executará as obras ainda está sendo elaborada e deverá ser lançada este mês. Após assinatura do contrato, a empresa terá quatro meses para instalar a cobertura. A ala sul está em obras desde 31 de maio e a ala norte foi reaberta no início de junho, após seis meses de reforma.

No ano passado, a prefeitura fez um concurso nacional para definir quem seria responsável pela concepção da cobertura do vão central. Em novembro, o projeto de Gustavo Utrabo e Pedro Lass foi o vencedor e, em janeiro deste ano, foi assinado o contrato para o projeto executivo, que deveria ser entregue em até 120 dias para a prefeitura. De acordo com Utrabo, o projeto está sendo finalizado e será entregue nas próximas semanas.

A proposta apresentada pelos arquitetos é uma cobertura retrátil e translúcida, que consiste em uma estrutura metálica coberta com material de poliéster que desliza por trilhos. “Na elaboração do projeto tivemos muito respeito à edificação existente, com uma série de elementos que se alinham ao Mercado. A estrutura será retrátil para manter a característica de rua pública do vão central e optamos por fazer translúcida para dar mais conforto às pessoas, tanto quanto à luminosidade quanto à temperatura”, explica Utrabo. Os vencedores receberam como prêmio R$ 20 mil, além de R$ 79 mil para executar o estudo preliminar do projeto.

Definição sobre data de finalização sai em 15 dias

A restauração completa do Mercado Público estava prevista para ficar pronta em dezembro deste ano. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras, Dalton da Silva, a princípio a prefeitura está tentando concluir as obras dentro do prazo. “Precisamos primeiro dar sequência aos trabalhos para ter domínio sobre isso. Só vamos nos pronunciar sobre a data de finalização em cerca de 15 dias”, diz.

No dia 14 de julho, 40 m² do telhado da ala sul desabou, sendo que há dois anos a mesma empresa que executa as obras, a JK Engenharia e Obras, havia reformado o telhado. Segundo Dalton, a estrutura estava perfeita, mas o comprometedor era o que suportava o telhado, ou seja, pilares e vigas, que nunca haviam sido trocados, desde a inauguração da ala sul, em 1928. “As telhas foram retiradas para alívio da carga atuante sobre a estrutura da ala sul. Com isso, serão paulatinamente executados os novos reforços estruturais, como fundações, pilares e vigas”, explica.

Nas últimas semanas, a equipe trabalha no escoramento metálico tubular emergencial das estruturas que estavam comprometidas para suporte do concreto armado. “Estamos iniciando as fundações dos reforços estruturais do Mercado, são trabalhos minuciosos que exigem cuidados redobrados para resguardar a segurança dos trabalhadores”, afirma Dalton. Em meio às obras da ala sul do Mercado Público, a ala norte funciona com 34 comerciantes do total de 68 boxes disponíveis.

( Notícias do Dia Online, 02/09/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *