Audiência Pública discute estudo complementar do Hotel Ponta do Coral, em Florianópolis
26/08/2014
Abertas inscrições para artesãos na Fenaostra
26/08/2014

Taxistas se preparam para licitação de novos táxis em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis está recebendo desde esta segunda-feira, até o próximo dia 24 de outubro, as inscrições para licitação de táxis da Capital. A prova será realizada no dia 30 de novembro. A taxa é de R$ 125 e o resultado deve ser divulgado no dia 5 de dezembro. Os 500 primeiros classificados poderão participar da avaliação técnica e todo o processo deverá estar concluído no primeiro semestre de 2015. Os candidatos devem inscrever-se pela internet, por meio do endereço www.smmu.pmf.ieses.org.

Entre os taxistas auxiliares – aqueles que dirigem táxi, mas não são donos da permissão -, a licitação surge como uma chance de se tornar dono do próprio carro e aumentar os ganhos. “Sou taxista há pelo menos 20 anos, estou me dedicando para a prova e quem sabe garantir a aposentadoria”, disse o motorista Cláudio Costamilan, 64 anos.

A prova será realizada em duas etapas: conhecimentos gerais (30%) e conhecimentos específicos (70%). O candidato também deverá apresentar comprovante do curso de formação de taxista. Os antigos permissionários, que já detêm uma concessão de táxi também poderão participar da prova.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital, será considerado o tempo efetivo no exercício da atividade, beneficiando os profissionais que já exercem a profissão. Os 100 primeiros classificados devem ser chamados imediatamente, sendo que o concurso prevê um banco de reserva de outros 100 aprovados.

Osmar Feldman, que também trabalha como motorista auxiliar, no entanto, argumenta que a licitação não beneficiará os taxistas profissionais como promete a administração pública. “Eles nos prometeram que nós teríamos pontos extras, mas no edital cobram tempo de serviço em carteira assinada, sendo que em Florianópolis todos os taxistas são autônomos”, reclamou.

Ele ficou responsável por organizar uma cartilha de estudo para os colegas. Segundo Osmar, a nova licitação não veda em nada que as 200 novas concessões sejam usadas por especuladores. “Não existe nenhum item que diga que o taxista tem que dirigir o carro, abrindo espaço para os arrendamentos”, completou. O edital também dará pontos extras por tempo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

 

Prepare a inscrição

A documentação deve ser apresentada em fotocópia registrada em cartório

Documentos pessoais

Diploma de curso de taxista

Atestado médico recente

A primeira parte da seleção constará de prova escrita, que vai abordar conhecimentos gerais e, também, conhecimentos específicos da profissão

A segunda parte prevê avaliação técnica, que vai melhor pontuar quem oferecer veículos com características de conforto e segurança aos passageiros.

Acesse o edital: http://www.smmu.pmf.ieses.org/documentos/ARQUIVOS/edital.pdf

viaTaxistas se preparam para licitação de novos táxis em Florianópolis – Notícias do Dia Online.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *