Obras serão retomadas na SC-403
09/06/2014
Santa Catarina tem 16 mil desalojados e 450 desabrigados pela chuva em 22 municípios
09/06/2014

Preservação ganha cada vez mais espaço

(Por Gean Loureiro*, DC, 07/06/2014)

A questão ambiental deixou de ser coadjuvante para se tornar principal em todas as rodas de discussões pelo Brasil. Assistimos cada vez mais, especialmente na imprensa ou nas redes sociais, a reportagens e discussões sobre o tema. Algumas vezes são bons exemplos, em outros momentos com degradações e crimes ambientais. E, as numerosas denúncias que assistimos no dia a dia podem nos dar a impressão errada de que a degradação ilegal aumentou. Na verdade, aumentou a consciência da população e a luta de cada um para proteger o meio ambiente.

A população é parte principal do processo para proteção de nossos recursos naturais, mas o poder público tem que capitanear esse esforço conjunto, tem que chamar todos a assumirem sua responsabilidade. Aqui em Santa Catarina, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Polícia Militar Ambiental têm demonstrado sintonia. Essa política conjunta tem dado cada vez mais frutos. Não à toa, o Estado é referência nacional na área. Investindo muito mais em prevenção, na educação ambiental e na fiscalização informativa, poder público e população consciente são um só na luta pela preservação do planeta.

Neste mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (5/6), cabe a reflexão sobre o que estamos fazendo para proteger nossos biomas e o que mais podemos fazer. Crescer sem prejudicar nossos recursos naturais é o maior desafio. E os bons exemplos são vistos todos os dias, seja utilizando tecnologia para crescer de forma sustentável seja pensando em formas criativas de reaproveitar os recursos. O fato é que as novas gerações carregam um engajamento cada vez maior por esse ideal. Vamos apostar no trabalho dos órgãos competentes em conjunto com a consciência de cada um.

*ADVOGADO, EX-PRESIDENTE DA FATMA. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *