Reunião da CPI do Ministério Público discute divergência na avaliação do terreno da nova sede
25/06/2014
Táxis: Prefeitura anuncia licitação
25/06/2014

MP-SC vistoria Mercado Público para conferir acessibilidade aos deficientes físicos e visuais

A partir de denúncias de que as obras de revitalização do Mercado Público de Florianópolis não estariam de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no que se refere à acessibilidade para deficientes físicos e visuais, o promotor Daniel Paladino, representante do MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina), e o vereador Edmilson Carlos Pereira Júnior realizam hoje, às 10h, uma vistoria na recém inaugurada ala norte. Eles também vão conferir o projeto de restauração da ala sul, que está em andamento.

O vereador, presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Câmara de Vereadores, afirmou que a preocupação surgiu há quatro meses, quando foi formalizado um requerimento para analisar os projetos de revitalização no Mercado. Edmilson ressalta que a vistoria é “educativa”, e visa avaliar as condições de acesso, entorno e banheiros do Mercado. “Através de diferentes entidades que trabalham com pessoas que sofrem algum tipo de deficiência, chegaram reclamações sobre dificuldades em rampas de acesso e outras questões”, disse.

A reportagem do Notícias do Dia esteve ontem à tarde no Mercado e conferiu de perto as dificuldades que o presidente da Aflodef (Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos), José Roberto Leal, teve para acessar as duas rampas de entrada ao Mercado. Segundo Leal, as rampas têm elevação superior a 30°, enquanto o correto seriam 8°. “Eu preciso fazer mais força que o normal para conseguir entrar no Mercado. Agora imagine uma pessoa que não ande tanto pelas ruas na cadeira de rodas, ela dificilmente subiria nessas rampas sem ajuda”, observou.

Calçadas também têm problemas

Para José Roberto Leal, as calçadas do entorno do Mercado também estão com problemas de acessibilidade, especialmente para os deficientes visuais. “O piso deveria ser construído com bolinhas nos cantos da calçada, e o meio tinha que ser frisado. Mas está ao contrário, com o frisado nos cantos e as bolinhas no meio. Além disso, onde têm bolinhas a pintura tinha que ser vermelha, para pessoas com baixa visão”, reclamou.

O Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), órgão responsável pela questão de acessibilidade na restauração do Mercado Público, disse por meio da assessoria de imprensa que o superintendente Dalmo Vieira Filho foi convidado pelo vereador Edmilson Pereira a acompanhar a vistoria. A assessoria, no entanto, não confirmou se o superintendente ou outra pessoa irá ao local.

(Notícias do Dia Online, 25/06/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *