Entidades querem revisão da planta genérica de valores do IPTU em Florianópolis
21/03/2014
Ponte Hercílio Luz: Desafio
21/03/2014

Mudança na execução da estrutura provisória da ponte Hercílio Luz deve agilizar a obra

Uma pequena mudança na metodologia de execução da restauração da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, aumentará a estabilidade da estrutura e dará maior agilidade aos trabalhos. O consórcio Florianópolis Monumento (CSA Group e Espaço Aberto), responsável pela restauração, espera que a maior estabilização da ponte beneficie os operários e dê melhores condições para os trabalhos seguintes. A expectativa é de que a estrutura provisória seja concluída no fim de agosto. Depois, macacos hidráulicos serão instalados para suspender a ponte.

Ontem, em reunião da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), representantes do consórcio responderam a diversas perguntas de empresários sobre o andamento da obra. Além de detalhar os próximos passos do projeto, o diretor de planejamento da construtora Espaço Aberto, Cornelius Unruh, disse que a empresa trabalha para abrir a ponte ao tráfego de veículos ainda em 2014.

Os operários realizam trabalhos de soldagem em três novas gruas. Ele explicou que o método de execução do serviço na estrutura provisória inferior da ponte foi alterado para que as gruas sejam fixadas sobre as fundações, o que ajudará a estrutura a suportar ventos e chuva. “Nosso objetivo principal é estabilizar a ponte, possibilitando que com isso os prejuízos com ventos e marés não afetem os trabalhos. A estabilização dará condições para os trabalhos seguintes, que é o efetivo restauro da ponte”, revelou.

O engenheiro disse ainda que a estabilização evitará o risco de que a estrutura entre em colapso. “Esse risco existe e estamos trabalhando para evitá-lo”, afirmou.

Cornelius, entretanto, reforçou que trabalhos paralelos já ocorrem para acelerar o processo. Ele informou que 32% da obra foram concluídos. “Os trabalhos no vão pênsil só começarão após a estabilização”, afirmou.

A estrutura provisória será fixada bem abaixo da original, para depois a antiga estrutura ser suspensa. “Em setembro faremos o macaqueamento da estrutura original e começaremos a trocar todas as peças que tiverem pelo menos 10% de perda de massa”, relatou.

Fiesc cobra cronograma de cada etapa da obra

O engenheiro do Deinfra, Wenceslau Diotallevy, fiscal da obra de restauração e recuperação da ponte Hercílio Luz, afirmou que o órgão estadual e as empresas que executam a obra estão certos de que a partir da próxima semana a população perceberá a o avanço. Daqui a dois meses, adiantou, o cronograma prevê mais duas gruas para se somar à estrutura. “Então, agora a bola está com a empresa, nós temos os recursos na conta do Deinfra”, avisou.

Presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Mario Aguiar comandou a reunião de ontem. Ele e outros empresários cobraram de Cornelius Unruh um cronograma claro de cada etapa da obra daqui pra frente.

A preocupação do empresariado, ressaltou Aguiar, é de que a obra seja apenas mais um capítulo da novela que já se arrasta por 30 anos. “Sabemos que é uma obra difícil, mas a engenharia é mensurável. É possível fazer e estamos aqui para cobrar esse cronograma”, disse.

(Notícias do Dia Online 21/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *