Prefeitura quer praça em área que abrigou Forte na Beira-Mar Norte
03/02/2014
Fornecimento de energia elétrica
03/02/2014

Comdes avança nas discussões sobre a constituição do Fundo Metropolitano

O novo presidente do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), Marcos Souza, esteve reunido com o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, para discutir a constituição efetiva da Região Metropolitana de Florianópolis. Em novembro de 2013, o COMDES entregou o projeto ao secretário da Casa Civil, Nelson Serpa.
A proposta prevê a abrangência inicial de cinco cidades: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, que juntas somam 912 mil habitantes. Para uma segunda etapa, está prevista uma expansão contemplando novos municípios. O projeto busca uma Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), autarquia de regime especial composta por profissionais cedidos pelo governo do Estado e pelas prefeituras. O objetivo é garantir um planejamento integrado, aliado a prestação de serviços de interesse comum, como transporte coletivo, mobilidade urbana, saneamento básico e manejo de resíduos sólidos e drenagem.
O presidente do Comdes garante que não há mais como pensar nos municípios separadamente. “A criação do fundo metropolitano e a efetivação da região metropolitana é um passo importante na direção de um futuro sustentável para as cidades conurbadas. Desafios nas áreas de Mobilidade Urbana, Saneamento, Segurança Pública, Saúde e Educação são alguns exemplos que precisam ser pensados com projetos abrangentes e não apenas aos municípios separadamente”, diz.
Souza ainda afirma que a região metropolitana vem perdendo, ano após ano, recursos exclusivos disponíveis no governo federal. “Esperamos que os nossos deputados estaduais sejam sensíveis ao projeto e votem o mais rápido possível. Que eles permitam que anos de atraso possam ser amenizados com novos investimentos, em grandes planejamentos, que estejam focados no futuro de toda a Grande Florianópolis”, finaliza.
Com informações do COMDES e CAU-BR.
(Construção S/A, 31/01/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *