Floram remove mais duas construções irregulares
12/02/2014
Inteligência desarticula ação de black-blocs
12/02/2014

Área no Aterro da Baía Sul começa a ser fechada

A Prefeitura de Florianópolis deu início nesta terça-feira (11) às obras de fechamento da área do Aterro da Baía Sul onde até o ano passado funcionaram o Direto do Campo e o estacionamento da Associação Florianopolitana de Voluntários (AFLOV). Começaram a ser abertas valas para impedir preventivamente o estacionamento de veículos na área e a consequente exploração do estacionamento irregular por flanelinhas.

Essas valas servirão também de balizamento para a estruturação da cerca metálica, a ser instalada em menos de dois meses. Paralelamente, a Guarda Municipal de Florianópolis vai manter a área sob monitoramento, para evitar seu uso por desocupados ou usuários de drogas

A Secretaria de Obras já contratou a empresa De Faria Construção Ltda. Para a fabricação de uma cerca metálica com tela soldada de 827 metros lineares e 1m65 de altura. A cerca, galvanizada, que receberá pintura eletrostática, tem prazo para ser instalada no Aterro da Baía Sul até o início de abril. A execução do serviço custará à Prefeitura R$ 294.047,11.

Projeto para o Aterro

A faixa de terra que compreende o trecho entre o Terminal Urbano Cidade de Florianópolis, marcando o eixo da Praça XV, até o mar, junto ao CentroSul, num total de 32 mil metros quadrados, deve ser transformado em parque público, com uma série de benfeitorias. De acordo com o projeto, a área será transformada numa passarela-jardim com 200 metros de extensão.

A estrutura será suspensa sobre o trânsito de veículos a uma altura de 6 metros, que devolve ao Centro o contato com o mar e permite uma visão panorâmica dos prédios históricos. Embaixo da passarela, além de área verde, serão instalados equipamentos públicos – como centro de informações, caixas eletrônicos e banheiros – e de lazer, como quadras, pista de skate, restaurantes e lanchonetes. Também está previsto um centro de comércio popular.

A ideia foi construída em conjunto por uma comissão formada pelo superintendente adjunto do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), arquiteto César Floriano, e pelo paisagista José Tabacow, conhecido por ter trabalhado com o paisagista Roberto Burle Marx na elaboração do projeto original para a Baía Sul, em 1978.Também trabalharam no projeto atual a equipe de arquitetos do IPUF formada por Marcos Ávila Ramos, Jeanine Mara Tavares e Sabrina Farago, além dos bolsistas do Departamento de Arquitetura da UFSC, Matheus Mansur Elias e João Armond.

(Prefeitura de Florianópolis, 11/02/2013)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *