Empresa que opera contrato emergencial é a única habilitada em concorrência da Zona Azul em Florianópolis
30/10/2013
Florianópolis será a sede do VI Encontro Estadual de Saúde da Família
30/10/2013

Sorteio define ambulantes que vão trabalhar em praias de Florianópolis no verão

Os ambulantes classificados no edital da prefeitura de Florianópolis conheceram nesta terça-feira, por meio de sorteio no CentroSul, onde vão poder armar suas tendas de alimento ou aluguel de cadeira e guarda-sol.

A definição vale para balneários movimentados como Jurerê Internacional, Canasvieiras e mais 12 praias do Sul e Norte da Ilha. Desde a abertura do edital, uma mudança na regra de pontuação dos concorrentes deixou claro que quanto mais experiente for o comerciante, mais chances conquista de escolher a praia pretendida. Jurerê Internacional e Canasvieiras são as mais disputadas.

Como cada praia possui número limitado de pontos fixos, os candidatos precisaram somar qualificações, de acordo com critérios de seleção estabelecidos. Quanto mais documentos, certificados e comprovantes apresentados na inscrição, melhor a colocação na disputa.

O ambulante Nílton Lídio Rodrigues marcou 17 pontos na classificação e estava entre os 13 classificados para uma vaga em Jurerê Internacional para aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Só que o edital oferecia apenas 10 vagas no local. Seis pessoas estavam empatadas com ele e, no sorteio, Nílton e mais dois concorrentes foram desclassificados.

— Eu trabalho desde 1996 em Jurerê e nunca recebi uma notificação. Esta é minha única atividade no ano e fizeram uma injustiça. Perdi a vaga para quem nem é daquela praia — lamentou.

O edital, firmado entre prefeitura e associações de ambulantes, permite que, no momento da inscrição, o candidato escolha qual local prefere trabalhar na temporada.

— O critério foi uma solicitação dos próprios comerciantes para garantir que os nativos, que trabalharam em outros anos, fossem mantidos. Mas isso permitiu que os nativos de Canasvieiras optassem por Jurerê Internacional e acabou tirando ambulantes antigos da disputa — explicou o secretário executivo de Serviços Públicos (Sesp), Acácio Garibaldi Filho.

Pincel de molho 

O pintor Ézio Antônio da Silva vai guardar as tintas no galpão e começar a preparar o estoque de milho e coco para abrir o Quiosque do Chicão na temporada que se aproxima. Melhor colocado na disputa por um lugar na praia de Jurerê Tradicional, com 29 pontos, ele saiu satisfeito com o local que caiu pra ele no sorteio no CentroSul.

— Agora é preparar para trabalhar muito — comemorou.

Com o filho e mais um funcionário, Ézio trabalha há 21 anos como ambulante de temporada. Em dias de sol, abre o quiosque às 7h da manhã e só fecha às 21h. Com o dinheiro que ganha, sustenta a família de quatro pessoas.

— O serviço de pintura não dá muita coisa no verão, e o faturamento no quiosque ajuda muito para nos manter durante o ano — conta.

Assim como Ézio, 506 pessoas estão habilitadas pela prefeitura para trabalhar na temporada.

Trabalho nas praias só começa no dia 15 de novembro
Mesmo conhecendo os pontos onde vão poder atuar, o trabalho nas praias para os ambulantes só começa no dia 15 de novembro — início do período de licença expedido pela prefeitura — e vai até 15 de março de 2014.

Os candidatos desclassificados — cerca de 225 — podem recorrer da decisão ou concorrer em novo edital, que será lançado na metade do mês de novembro.

De 1.157 vagas, somente 770 pessoas se inscreveram, segundo o diretor da Sesp, Edino Rosar Júnior.

— Estas vagas poderão ser preenchidas no novo edital, mas precisamos encerrar este processo primeiro — disse o diretor.

A última parte do sorteio no CentroSul acontece nesta quarta-feira a partir das 8h, para definir o espaço de comércio de cinco praias do Norte e quatro do Leste da Ilha. São elas: Brava, Lagoinha, Ingleses, Ponta das Canas, Santinho, Barra da Lagoa, Campeche, Mole e Joaquina.

(DC, 29/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. paulinho disse:

    gostaria de pedir ao jurídico da prefeitura de Florianópolis que antes de lançar um edital de temporada de praia que primeiro escute a população e o ministério publico para não fazer tantas porcarias coisas eradas porque é inaceitável que uma comissão de licitação lance um edital cem ao menos ter a assinatura a incompetência é tao grande que ja cancelaram um edital e publicaram 3 erratas, não esqueçam o ano que vem tem eleissão

  2. Indiam Ernst disse:

    O Estado socialista/comunista brasileiro não dá oportunidade de trabalho para todos.Prejudica os novos empreendedores com suas normas e regulamentações absurdas e impostos extrapolantes. Morando fora desse país tive a oportunidade de vivência o que é um mercado livre, onde todos que trabalham duro podem crescer e o Estado não interfere nesse processo. Muito triste voltar para o Brasil e constatar que aqui existe muita desigualdade social graças ao próprio Estado que se diz lutador das classes oprimidas, mas que na verdade está causando a desigualdade. Nunca vi tanto pobre como no brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *