Proposta de licitação desagrada e novas manifestações podem acontecer em Florianópolis
12/09/2013
COMDES vai mobilizar entidades para as audiências públicas do contorno viário
12/09/2013

Sistema Integrado de Mobilidade deve mudar radicalmente o transporte coletivo em Florianópolis

A licitação do transporte coletivo de Florianópolis será o ponto de partida para o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), uma série de medidas e obras, como corredores exclusivos para ônibus, que está sendo preparada pela prefeitura. Na quarta-feira (11), durante sabatina realizada pelos veículos do Grupo RIC, o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) explicou a ideia e adiantou algumas informações sobre as mudanças que serão feitas no transporte coletivo.
“O que a gente vai apresentar [na próxima quarta-feira, dia 18] não é uma mera licitação, uma mera regularização. Vamos apresentar um Sistema Integrado de Mobilidade, que se chama SIM, que contempla a nova licitação, a tecnologia do sistema e as obras e melhorias para os próximos 30 anos. Para curto, médio e longo prazo. Tudo associado ao Plano Diretor”, afirmou Cesar aos jornalistas, na sede do Grupo, no morro da Cruz. O SIM engloba, por exemplo, os corredores exclusivos e o teleférico, obras contempladas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), além da licitação do transporte coletivo.
Na última segunda-feira, a licitação foi apresentada em audiência pública e recebida com vaias por usuários. César minimizou as críticas, dizendo que foram três ou quatro integrantes do MPL (Movimento Passe Livre) e reclamou que não foram apresentadas sugestões.
Outra crítica na audiência pública foi sobre a falta de informações, como, por exemplo, como serão as linhas dos ônibus. Cesar garantiu que nesta quinta-feira as informações serão publicadas no site da prefeitura, junto com um espaço para serem enviadas sugestões.
O prefeito também foi questionado pelos jornalistas sobre a integração metropolitana. “Não posso licitar região metropolitana. Tenho certeza que nosso sistema, moderno, tecnológico, ágil, vai empurrar todo mundo para entrar. Todos vão pode integrar”, garantiu.
Cesar afirmou ainda que espera a definição do governo do Estado sobre o projeto para a quarta ligação entre Ilha e Continente. Ele quer estudar a integração com o transporte público de Florianópolis.
SIM (Sistema Integrado de  Mobilidade)
Transporte coletivo e obras
O que é
O projeto será apresentado na próxima quarta-feira. Além do transporte coletivo, a prefeitura vai expor todas as obras para a mobilidade na região, como corredores exclusivos e o teleférico, que têm recursos garantidos no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
BRT Volta ao Morro
Será uma linha circular ao longo do Morro da Cruz, semelhante ao UFSC Semidireto ou a Volta ao Morro Pantanal. Serão faixas exclusivas para ônibus, o chamado BRT (Bus Rapid Transit), criado em Curitiba. “O mais difícil é garantir fluxo e previsibilidade de horários. Porque sistema integrado não funciona? Porque não prevê faixa exclusiva. Alguém trocando o pneu para tudo. Não é como Curitiba. Lá se é para chegar às 4h chega às 4h”, disse o prefeito. O projeto tem recursos do PAC e precisa ser entregue até 30 de setembro. A licitação está prevista para esse ano.
Teleférico
Também com recursos do PAC, o teleférico ligaria o Ticen à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Estará integrado aos BRTs.
Outros BRTs
A ideia da prefeitura também é tentar, via Brasília, recursos para criar outros três BRTs. Um no Norte, um no Sul e um no Continente. Após os protestos, a presidente Dilma Rousseff afirmou que ia destinar R$ 50 bilhões para mobilidade. “Quando formos chamados para discutir os R$ 50 bilhões vamos pedir mais BRTs”, disse.
Hercílio Luz e Ivo Silveira
Segundo essa lógica de BRTs, a prefeitura quer revitalizar a avenida Ivo Silveira e já deixá-la preparada para receber um corredor exclusivo para ônibus. A ideia também é que a ponte Hercílio Luz seja usada como uma faixa preferencialmente para ônibus.
Integração
O prefeito também cobrou a finalização da duplicação da Via Expressa (BR-282) e ampliação até São José da Beira-mar Continental como forma de resolver os problemas de mobilidade da Grande Florianópolis. Disse que não pode licitar os outros sistemas de ônibus, mas que o modelo de Florianópolis poderá ser anexado aos outros.
Elevado Rio Tavares
Também é uma promessa de campanha. Cesar quer licitar, até o fim do ano o elevado do Rio Tavares. O tráfego ao Sul da Ilha é um dos principais problemas de mobilidade.

Fonte: ND


(ND, 12/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *