Mobilização popular pelo contorno viário
26/09/2013
Game homenageia Museu do Lixo
27/09/2013

Prefeitura debate Plano Diretor em oficinas e reuniões

Através do IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis -, a Prefeitura está dando início a um calendário de reuniões, consultas e audiências públicas para debater com as comunidades os aspectos técnicos da proposta para o novo Plano Diretor Participativo do município.
Serão realizadas Oficinas Distritais em 21 localidades de todo o município e reuniões com entidades públicas e privadas, além de cinco Oficinas Técnicas (Centro, Continente, Norte, Sul e Leste). Outras cinco Oficinas Temáticas envolverão profissionais que atuam com o Plano nos campos de meio ambiente, áreas de interesse social, mobilidade, patrimônio cultural e operações urbanas.
O Município também contratará quatro profissionais de renome nacional e internacional para consultoria em áreas específicas do Plano. Todo o processo culminará com a realização da II Conferência da Cidade, cujo fecho terá o formato de audiência pública. A previsão, segundo o cronograma, é de que o anteprojeto do novo Plano seja encaminhado à Câmara de Vereadores no dia 18 de outubro.
O calendário completo está disponível no link abaixo:
Calendário Plano Diretor
(PMF, 25/09/2013)
 
Prefeitura faz apresentação regional
Alguns pontos importantes do plano
1 Centro Histórico
Hoje o Centro de Florianópolis morre a partir das 20h. A proposta permite que comerciantes coloquem mesas nas ruas depois de certo horário para aumentar a permanência das pessoas. A intenção é criar um círculo em que lojas abram até mais tarde. Outra linha é fazer mais gente morar no Centro, criando demandas.
2 Transporte Marítimo
O Plano Diretor defende que São José, Palhoça e Biguaçu também incentivem concentrações de pessoas em bairros pré-determinados. O trabalho seria possível a partir de projetos para soluções metropolitanas.
3 Transporte Coletivo
O pedestre será o protagonista do trânsito e o transporte público. Mas a maneira de colocar em prática depende de um plano de mobilidade para a Grande Florianópolis. O plano inclui três corredores de ônibus na SC-401, outro ligando a Baía Sul, Beira-Mar e o contorno da UFSC e uma via rápida no continente. Veículos menores fariam o transporte em áreas como a Trindade.
4 Ponte Hercílio Luz
Os projetos tiram o máximo proveito dos terrenos próximos às duas cabeceiras da ponte, com extensas áreas verdes intercaladas por cafés e restaurantes.
5 Altura dos Prédios
Entre as singularidades de Florianópolis está um cenário de montanhas. Preservar a característica é preocupação do Plano Diretor porque permite um horizonte diferente à medida que o indivíduo avança pela cidade. Isto será levado em conta na hora de definir a altura que os prédios poderão ter no futuro.
6 Baía Sul
A intenção é levar o CentroSul e a Passarela Nego Quirido para o Saco dos Limões, substituindo-os por um parque. A rodoviária iria para São José, onde fica a Ceasa. A estação de tratamento também deixaria o Centro.
(DC, 26/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *