Prefeitura de Florianópolis prevê início de oito obras de mobilidade em 2014
18/09/2013
Região do Maciço do Morro da Cruz recebe projeto inovador de moradia
19/09/2013

A importância da educação ambiental

Artigo de Luciano Chaplin, coordenador do Bosque Pedro Medeiros em Florianópolis (DC, 19/09/2013)
A evolução industrial e tecnológica dos últimos tempos levou o meio ambiente a um estado de depreciação nunca visto. Antropocêntrico e ganancioso, o homem acreditou poder tirar o máximo proveito dos recursos naturais sem sofrer as consequências de seus atos. Países desenvolvidos e poluidores se recusavam a assinar tratados internacionais, como o Protocolo de Kyoto, e a diminuir o nível de poluentes que lançam na atmosfera diariamente, como se estivessem livres dos problemas que a crise ambiental trará.
Hoje, diante de graves catástrofes climáticas como furacões e tempestades que se tornam cada vez mais fortes e frequentes e de um clima cada vez mais instável, o mundo parece acordar e perceber que não há mais tempo a perder. A natureza não suporta mais tantas agressões. Um dos caminhos para minimizar os efeitos desta crise, sem dúvida, é a educação ambiental.
É evidente a importância da escola no processo de formação dos alunos. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser assimilados desde cedo pelas crianças e fazer parte do dia a dia no ambiente escolar.
Para isso, é importante que eles tenham o exemplo daqueles que exercem grande influência sobre eles: os professores. É comum vermos professores que falam sobre o problema do desperdício de água nas aulas de ciências e exibem comportamentos totalmente contrários quando saem das salas, desperdiçando água ainda na escola e até mesmo em casa.
Apesar de ser uma exigência legal, a educação ambiental deve ser trabalhada de forma prazerosa mesmo que seja difícil de ser desenvolvida, pois requer atitudes concretas como mudanças de comportamento pessoal e comunitário. Para atingir o bem comum, devem-se somar atitudes individuais.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *