Ações para melhorias em Florianópolis foram abordadas em seminário do COMDES
07/08/2013
ANTT quebra silêncio e promete apresentar plano de obras atrasadas da BR-101 Norte à bancada catarinense
07/08/2013

Prefeitura tem até março de 2014 para apresentar projeto básico dos teleféricos

O projeto básico para implantação dos teleféricos que ligará a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o Maciço do Morro da Cruz e o Ticen (Terminal Integrado do Centro) deve ser apresentado até março de 2014. O prazo foi anunciado ontem durante a visita do prefeito Cesar Souza Júnior e do vice-prefeito e secretário de Obras, João Amim, ao Ministério das Cidades, em Brasília.
Embora satisfeito com a receptividade na Capital Federal, Cesar esperava que a efetivação do contrato pudesse acontecer ainda este ano. “Esses prazos não são os que a gente desejava. As coisas poderiam ser mais rápidas, mas conseguir recursos é uma constante luta contra a burocracia”, afirmou ao Notícias do Dia. O prefeito espera que ao menos parte do projeto, que contempla a construção do corredor de ônibus nas avenidas Rio Branco e Gama D’Eça e da via marginal da Beira-mar Norte, perto da Casa D’Agronômica, seja apreciado e habilitado neste ano.
A instalação dos equipamentos faz parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, que prevê injeção de R$ 162 milhões do governo federal para obras de mobilidade urbana em Florianópolis. Sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, o projeto deverá ser apresentado à Caixa Econômica Federal, que depois de fazer uma avaliação encaminhará a documentação para habilitação do ministério.
Esta é a segunda parte do processo. A primeira foi efetivada em abril, com a entrega do projeto executivo ao banco.
Segundo os estudos apresentados no projeto básico, o sistema de teleféricos da Capital terá 120 cabines, com capacidade para oito passageiros cada, podendo transportar até 15 mil pessoas por dia. O projeto básico de mobilidade urbana prevê ainda a pavimentação das ruas Padre Rohr, na Barra do Sambaqui, e Pastor William Richard Schisler Filho, no Itacorubi. “Estamos em dia com o andamento de todos os projetos, e agora vamos nos alinhar com os prazos dados pelo ministério”, reiterou Cesar Souza Júnior.
O prefeito também protocolou um pedido de R$ 86 milhões para construção de casas populares e revitalização de ruas na Capital. Hoje, a comitiva terá reuniões com representantes do Tesouro Nacional, do Ministério da Educação e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
(ND, 06/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *