Capital integra plano de prevenção às drogas
31/07/2013
Cultura terá mapeamento e plano de metas
31/07/2013

Zona Azul permitirá devolução do tempo não usado por motoristas em Florianópolis

A nova licitação para exploração das vagas de estacionamento rotativo de Florianópolis prevê inúmeras melhorias no sistema. Além disso, o novo sistema vai contar com parquímetros, que serão instalados a cada 10 vagas, e possibilitará o pagamento via internet, por telefone celular, e com cartões de débito e crédito.
Entre elas a possibilidade de devolução, em créditos, do tempo não utilizado pelos motoristas. Isso significa que, se o condutor adquiriu crédito para uma hora, mas utilizou a vaga por apenas 20 minutos, terá direito a usar os 40 minutos restantes em outra oportunidade, o que não é possível hoje.
O edital, que foi lançado nesta segunda-feira, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A empresa vencedora será responsável pela implantação e manutenção de toda a sinalização horizontal e vertical, sendo que, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da assinatura do contrato, deverá iniciar a operação do sistema de parquímetros, iniciando com 3.200 vagas, com a possibilidade de ampliação para 5.000 vagas.
Além dos parquímetros, os usuários poderão adquirir créditos em postos de venda credenciados e com monitores através de dispositivos portáteis de recarga. A licitação ocorrerá através da modalidade Concorrência Pública, tipo maior oferta, com o prazo de concessão por 10 (dez) anos.
Principais novidades
– Extinção da Zona Branca (cinco horas);
– tarifa base fixada em R$ 2,00 (dois reais);
– controle da utilização das vagas de estacionamento rotativo, por meios tecnologicamente mais avançados;
– controle estatístico de uso das vagas, possibilitando à Administração Pública uma correta avaliação de seu uso (taxa de ocupação);
– cobrança de tarifa de estacionamento de forma mais justa, proporcional ao tempo de estacionamento utilizado pelo usuário, através de fracionamento minuto a minuto, restituindo os créditos não utilizados ao meio eletrônico de pagamento;
– adoção de um sistema de controle de vagas mais acessível e cômodo aos usuários de estacionamento rotativo (distância máxima percorrida pelo usuário da vaga até o parquímetro deverá ser menor que 30 (trinta) metros);
– utilização de tecnologia que tende a coibir o uso irregular das vagas e aumente a rotatividade.
(Portal da Ilha, 30/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *