Fecha a praça de pedágio em Palhoça, inicia a fiscalização
24/06/2013
O preço do sonho para Florianópolis: passe livre no transporte público
24/06/2013

Florianópolis volta às ruas na terça-feira, com protestos em horários e com bandeiras diferentes

Os catarinenses voltam às ruas esta semana. Em Florianópolis, amanhã, há pelo menos duas manifestações marcadas, em locais diferentes, com horários diferentes e, principalmente, com ideias diferentes. Uma é do MPL (Movimento Passe Livre), focada na redução da tarifa do transporte coletivo. A outra, convocada pelo perfil Anonymous Brasil, critica desde a corrupção até a realização da Copa do Mundo.

O primeiro evento vai acontecer às 16h, em frente à Catedral Metropolitana, e tem uma história longa. O MPL e a Frente de Luta pelos Transportes, que envolve movimentos sociais, estudantis e de sindicatos, podem ser considerados os responsáveis pela Revolta da Catraca de 2004 e 2005, quando barraram o aumento da tarifa de transporte público em Florianópolis.

Estão organizados. Para hoje, às 18h30, na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), está marcado o evento “#ogiganteacordou… e foi assistir TV!”. Será um debate sobre a cobertura da grande mídia sobre as manifestações no Brasil.

O outro evento de amanhã na Capital tem um organizador desconhecido, o Anonymous Brasil, chamado de “III Ato, as cinco causas”: “Justiça, queremos direitos, não queremos corrupção, não queremos a PEC 37, não queremos a Copa”.

A administradora Ivy Rosa, 32 anos, não sabe quem são os organizadores. Acredita que, com as redes sociais, as lideranças ficam ocultas. Ela vai participar por causa das cinco causas. “Julgo ser a manifestação mais importante para o país neste momento. Não desprezo a importância do protesto pelo passe livre e pelo transporte de qualidade. Não acredito em rixa ou divisão de manifestações. Todos estão lutando por causas nobres e estão conseguindo dar o recado”, afirmou, via Facebook. Na quarta-feira, Joinville e Biguaçu também tem atos marcados.

Protestos da semana

– Ultimato à prefeitura pela redução imediata das tarifas do transporte público
Quando: amanhã
Horário: 16h
Onde: em frente à Catedral Metropolitana
Quem convoca: MPL (Movimento Passe Livre) e Frente de Lutas pelo Transporte
O que quer: Redução imediata da tarifa de transporte coletivo; a curto e médio prazo, o estabelecimento de uma agenda de barateamento sistemático das tarifas, rumo à tarifa zero para todos os cidadãos
Trajeto: indefinido

– III Ato, as cinco causas
Quando: amanhã
Horário: 17h45
Onde: Ticen
Quem convoca: Anonymous Brasil
O que quer: “Justiça, queremos direitos, não queremos corrupção, não queremos a PEC 37, não queremos a Copa”
Trajeto: Ticen – Mauro Ramos – Beira-mar Norte – Casa d’Agronômica – Ticen

Joinville
Horário: 16h30, na quarta-feira
Onde: Praça da Bandeira
Quem convoca: MPL Joinville
O que quer: reabertura do debate com a população do processo licitatório do transporte coletivo em Joinville

Biguaçu
Horário: 18h, na quarta-feira
Onde: Avenida Marcondes de Mattos
Quem convoca: grupo de moradores
Percurso: em direção ao Centro

(ND, 24/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *