Prefeitura irá disponibilizar R$30 mi para criação, manutenção e revitalização de praças públicas na Capital
06/06/2013
Obras na SC 401 vão provocar lentidão no trânsito por cerca de noventa dias
06/06/2013

Exposição Destaques das Bienais em Florianópolis é um convite à ampliação do conhecimento

Arquitetos e urbanistas brasileiros e estudantes de arquitetura têm até o dia 16 de junho para conferir no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) alguns dos melhores projetos de arquitetura que foram destaque nas últimas bienais de Buenos Aires, Colômbia e São Paulo.

A mostra internacional, realizada pela terceira vez pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), abriu na última quinta-feira (23/5), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Entre as obras expostas, cuidadosamente selecionadas pelos curadores da mostra – arquiteto André Schmitt e jornalista Vicente Wisembach – estão o Circuito Cultural Praça da Liberdade, de Minas Gerais, maior complexo cultural do Brasil, e a reurbanização e recuperação de espaços públicos na cidade de Santa Fé, em Rosário, na Argentina.

Por reunir 280 pranchetas de mais de 50 projetos da arquitetura nacional, latino-americana e catarinense, a 3º Exposição Destaque das Bienais é um convite à ampliação do conhecimento, segundo destaca Ricardo Fonseca, presidente da entidade organizadora. “Ocupar um espaço cultural nobre com uma exposição internacional de arquitetura proporciona aos profissionais catarinenses conhecer trabalhos de referência, que mostram a criatividade utilizada por renomados arquitetos, desde pequenas habitações de cunho social até planejamento de um bairro inteiro”, observa.

Conhecer os detalhes de cada projeto foi o que trouxe as estudantes Mariane Gomes, 24 anos; Mônica Fernanda da Silva, 22; e Jordana Mees Peplau, 22, da 9º fase do curso de arquitetura da Universidade Regional de Blumenau (Furb) a Florianópolis na última sexta-feira (24/5). Após percorrerem os 800 m2 do Masc ocupados pela exposição elas disseram-se encantadas. “O que mais me chamou a atenção foi os painéis do Jardim Botânico de Florianópolis e o espaço dedicado a trabalhos que têm a água como protagonista urbano” enfatizou Gomes. A inovação contida em muitas obras foi observada por Silva. “Vários projetos mostram conceitos inovadores na gestão urbana. Como estudantes buscamos inovação, mas temos docentes que não concordam com estes conceitos”, frisou.

(AsBEA/SC, 04/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *