15º relatório de balneabilidade aponta 58 pontos impróprios nas praias de SC
02/04/2013
Turismo no Rio Vermelho
02/04/2013

Fatma dá selo amigo a quem não poluir a Lagoa da Conceição, na Ilha de SC

A Fundação do Meio Ambiente do Estado (Fatma) e lideranças comunitárias da Lagoa da Conceição devem lançar nas próximas semanas uma série de medidas educativas para diminuir a poluição e os locais impróprios para banho.

Estão previstos o selo “Amigo da Lagoa” para todos os comércios que estiverem com a situação ambiental regular — principalmente com a ligação de esgoto — e cartilhas educativas, que serão enviadas para as escolas da região.

O esboço destes materiais deve ser apresentado em uma reunião entre a presidência da Fatma com representantes da Associação de Moradores da Lagoa (Amola) na próxima semana. A previsão é de que todos os materiais gráficos estejam aprovados na primeira quinzena deste mês.

A iniciativa foi bem recebida por comerciantes locais, que deverão ter um novo cartão de visitas para apresentarem aos clientes.

— Tudo para preservar a Lagoa é interesse nosso — diz o dono de restaurante Alfredo Alberto de Oliveira.

Despejo de esgoto é ponto a ser combatido

Comerciantes já contam com iniciativas como coleta de óleo de cozinha e seleção do lixo. Mas, para Alfredo, o maior problema é a situação da rede de esgoto, que deveria ser ampliada. Quando chove e a bomba da Casan deixa de funcionar, os dejetos caem na Lagoa, conta.

Danilo de Paula Melo, dono de outro restaurante há 7 anos, no Centrinho, acredita que o selo é uma forma de compromisso dos comerciantes com o lugar:

— Se a Lagoa morrer, acaba tudo.

O diretor da associação de moradores Atanásio dos Santos reuniu-se com técnicos da Fatma para pedir que a iniciativa chegue às crianças, para que elas cobrem, em casa, uma atitude dos pais.

Prefeitura parou vistorias

Além das campanhas educativas, o mutirão de fiscalização será mantido na Lagoa da Conceição. O presidente da Fatma, Gean Loureiro, diz que ainda não acabou a investigação sobre a origem da poluição que deixou pelo menos nove pontos impróprios para banho. Enquanto a Fatma fiscaliza grandes empreendimentos, a prefeitura de Florianópolis tem a missão de vistoriar as casas e pequenos comércios.

— Somente quem não cumpre a legislação ambiental vai ficar chateado — diz Loureiro.

Já pela prefeitura, a fiscalização do esgotamento sanitário da região da Lagoa da Conceição está parada. Fiscais da Vigilância Sanitária chegaram vistoriar casas, mas pararam por causa de um acordo com a Casan. Segundo o gerente da Vigilância, Alvimar da Silva, deve ser aberta uma licitação nas próximas semanas para que uma empresa terceirizada faça esse serviço.

Enquanto o trâmite não termina, os fiscais atendem outras ocorrências, mas que não têm relação direta com as ligações irregulares de esgoto da Lagoa. Números do que já foi fiscalizado não foram divulgados.

Desde o início de março, 23 empreendimentos foram fiscalizados pela Fatma na Lagoa da Conceição. Um posto de combustíveis foi embargado por falta de documentação, mas já está liberado.

(DC, 01/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *