Problemas na ciclovia da Baía sul, na Capital, ganham repercussão nas redes sociais
11/04/2013
Parque Linear da Orla de Coqueiros será prioridade
11/04/2013

Decisão sobre mudança em área verde em Coqueiros, na Capital, está nas mãos do prefeito

O prolongamento da rua Wilson Luz dos atuais 145 metros até a orla do mar, no entorno do Parque de Coqueiros, em Florianópolis, está nas mãos do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o substitutivo global do vereador Deglaber Goulart (PMDB), ao projeto de lei complementar 1.074, do ex-vereador Gean Loureiro, que suprimia as vias subcoletoras continentais 25 e 26 do Plano Diretor de 1997.
O substitutivo, suprimindo 70% do traçado da rua, foi aprovado em redação final na sessão da Câmara do dia 2 de abril, sem levar em conta acordo firmado entre dez vereadores, que previa o cancelamento dos 30% restantes para preservar o atual traçado da via e área remanescente do último manguezal da região continental de Florianópolis, no Saco da Lama.
A proposta da Associação dos Moradores de Coqueiros, segundo o presidente Ricardo Müller, é incorporar o que restou do manguezal ao parque do Saco da Lama. A comunidade pretende demarcar, cercar e sinalizar o que restou do estuário, recuperar a área degradada, e implantar passarelas para visitas públicas, caminhadas e educação ambiental. Ex-secretário do Continente, Deglaber argumenta que o projeto de autoria dele, suprimindo 70% do traçado original da rua Wilson Luz, salvou o que restou do mangue de Coqueiros.
Apesar da intensa ocupação urbana, o local é viveiro de espécies típicas de manguezal, como colhereiros, garças, savacus, saracuras e caranguejos. “Nossos netos têm o direito de desfrutar deste ecossistema, e nós temos a obrigação de exigir que o poder público o preserve da especulação imobiliária”, diz Müller.
Representantes dos moradores estiveram com comitiva da prefeitura e vereadores, que viram de perto o remanescente de manguezal ameaçado por aterros clandestinos e corte de vegetação nativa. “Todos se assustaram com o que viram. Trata-se de área de mangue consolidada, apesar das constantes agressões ambientais. Nossa expectativa é que o prefeito não sancione o projeto que estende a rua Wilson Luz até o mar, como quer a comunidade e conforme o acordo firmado na Câmara”, diz o vereador Pedrão Silvestre (PP), vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara.
(Notícias do Dia Online, 11/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *