(F)Ilha amada
25/03/2013
Parabéns e obrigado, Florianópolis
25/03/2013

Um alerta ao meio ambiente de Floripa

(Por José Luiz Sardá, DC, 23/03/2013)

Florianópolis tem muitas histórias para contar. É cantada em versos e prosas, comentada, filmada e mostrada no Brasil e no mundo inteiro. Tem belezas naturais: lagoas, dunas, mangues, restingas, costões, praias e rios, belezas sem par. A histórica ponte Hercílio Luz, o Morro da Cruz, a Lagoa da Conceição, o Mercado Público, o Figueirense e o Avaí. É majestosa e reúne tanta beleza num só lugar, musa e inspiração de artistas e poetas.

Hoje, a falta de planejamento por parte dos órgãos públicos e de conscientização ambiental levou a cidade ao descaso, agredindo as lagoas, dunas, rios, áreas de restingas e mangues. Florianópolis, teu meio ambiente agoniza, reclama.

As tuas praias e rios estão em situação preocupante, e ações urgentes precisam ser tomadas pelos nossos governantes. Ainda há tempo, Florianópolis, estamos em sinal de alerta. Precisamos salvar nossas praias e rios para esta e as futuras gerações. Pois o problema da poluição está se agravando, nossas praias estão morrendo, podendo se tornar iguais aos saudosos balneários da região continental – as praias do Meio, Coqueiros, Saudade e Abraão, hoje, infelizmente, poluídas e sem balneabilidade. Nossos bairros enfrentam graves problemas socioambientais.

É necessário incentivar e viabilizar a relação sustentável entre comunidade, poder público e ambientes naturais. Precisamos com urgência de um Plano Diretor sustentável que oriente o crescimento econômico com equilíbrio ambiental e social.

Vamos salvar este pedacinho de terra perdido no mar e deixar aos nossos filhos e futuros habitantes desta Ilha condições dignas para que possam usufruir e compartilhar das belezas em tardes fagueiras, ao deleite nas noites de lua cheia sestrosa, porque jamais um poeta teve tanto para cantar.

Precisamos de um Plano Diretor sustentável que oriente o crescimento econômico com equilíbrio ambiental e social.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *