Alvarás suspensos por três meses
09/01/2013
Softplan/Poligraph lança pedra fundamental da futura sede no Sapiens Parque com a presença do governador de SC
09/01/2013

Secretário quer transformar Florianópolis na capital da preservação ambiental

O arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho tomou posse nesta terça-feira na Secretaria do Meio Ambiente

Dalmo Vieira Filho foi empossado nesta terça-feira (8) como secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Florianópolis. Durante a posse, o arquiteto e urbanista anunciou um plano ousado: transformar a Capital na maior do país com percentual de áreas urbanas de preservação ambiental.

A meta de trabalho para os próximos quatro anos inclui o programa “Capital da Preservação do Brasil”, a criação da Guarda Ambiental e abertura de concurso público para contratação de pessoal para a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano da cidade).

Confira abaixo as principais medidas anunciadas pelo secretário Dalmo de Oliveira Filho e pelo prefeito Cesar Souza Júnior:

– Determina providências para o reexame dos alvarás e autorizações concedidas nos últimos seis meses. O exame será procedido por comissão oficialmente instituída e composta por equipe de funcionários e convidados independentes;

– Determina providências para sustar novos alvarás de construções para edifícios, pelo prazo de três meses, enquanto se analisa a situação atual dos setores da cidade;

– Determina composição de equipe incumbida de listar áreas públicas em uso por terceiros e sugerir providencias;

– Determina criação de Comissão de Consolidação da Legislação Ambiental e Urbanística do Município, combinada e atualizada com a legislação estadual e federal sobre o assunto;

– Anuncia a criação da Guarda Ambiental, inicialmente no âmbito da Guarda Municipal e do chamamento de profissionais aprovados em concurso público da Floram;

– Autoriza a contratação de 40 profissionais para revitalizar a secretaria e as entidades vinculadas, com ênfase para o Ipuf;

– Composição de Grupo de Trabalho (GT) Independente para o exame dos projetos aprovados no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano nos últimos seis meses.

(ND, 09/01/2013)

Os sonhos de Dalmo

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano assume com desafio de retomar a capacidade de planejamento da cidade

Um plano ousado para Florianópolis virar referência no país. Esse foi o anúncio feito pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho, ao tomar posse, ontem. Na solenidade em que oficializou a suspensão de novos alvarás para obras (ver na página 9), ele divulgou suas metas.

O novo integrante do colegiado é uma aposta do prefeito Cesar Junior (PSD) para colocar em prática a principal promessa de sua campanha: retomar a capacidade de planejamento na Capital.

Professor universitário com formação em arquitetura e urbanismo, Dalmo apresentou quatro metas com prazos definidos.

A primeira é fazer da cidade a Capital com maior percentual de áreas urbanas de preservação ambiental. O secretário cita os maciços, manguezais, mananciais, córregos, dunas e costões na lista de áreas que devem se tornar de preservação.

Áreas de preservação ainda desconhecidas

Dalmo ainda não tem os dados de quantas áreas são legalmente de preservação e quantas deverão ser criadas. Para essa medida, ele tem prazo de quatro anos.

A segunda meta, para implantação em três anos e como início no primeiro semestre deste ano, é garantir o maior percentual de extensão de ciclovias urbanas de lazer entre as capitais brasileiras. Nesse item, Dalmo prevê novas ciclovias – com prioridade para a Bacia do Itacorubi, região com duas universidades –, mas também acrescenta um plano de ciclovias de finais de semana.

– Elas são viabilizadas com cones, mesclando com o tráfego das vias de automóveis. Tem se feito muito no mundo isso. É como no Iron Man, mas são eventos permanentes que acontecem, por exemplo, a cada domingo – explica.

O Centro Histórico também está entre os alvos. O secretário pretende fazer da região ponto de encontro e convívio de moradores.

– Hoje, o centro fecha às 18h de cada dia e fica praticamente abandonado nos finais de semana. Essa reciclagem é uma maneira de tentar fazer com o Centro seja ativo, mesclando os museus, as áreas culturais. Todas as cidades importantes se preocupam com isso.

Por último, o secretário pensa a cidade como referência em arte nas ruas. Para isso, vai contar com a parceria da Fundação Franklin Cascaes, programando eventos artísticos ao ar livre pelos bairros.

(DC, 09/01/2013)

“Queremos a cidade como referência”

Entrevista: Dalmo Vieira Filho Secretário municipal

DC – O prefeito falou na sua posse que a retomada do planejamento é um dos principais desafios da gestão e que muita gente não acha possível. Qual a sua avaliação?

Dalmo Vieira Filho – Vamos conseguir porque esse processo de humanização acontece no mundo inteiro. Não há porque não acontecer. Queremos que Florianópolis seja uma referência no Brasil, do ponto de vista de requalificação, de posicionamento das cidades brasileiras.

DC – O que o senhor acha que vai ser mais difícil na execução desse desafio citado pelo prefeito?

Dalmo – É difícil porque muitas vezes mexer com cidade se trata de inverter conceitos, valores. No Brasil, a sociedade perdeu essa constatação que urbanismo é uma ciência humanística junto com uma ciência tecnológica. Quem, ao longo das eras, se preocupou com as cidades eram os grandes filósofos. E reduzimos isto, por exemplo, a questões viárias, que são fundamentais, mas não respondem por toda a gama de necessidades e atualização das cidades.

DC – O senhor acredita que a prefeitura tem condições de agir como indutora da preservação?

Dalmo – Sem dúvida. No mundo, as cidades que sofreram inflexões importantes no caminho do desenvolvimento foram por ação do órgão municipal. Não tem outro caminho.

(DC, 09/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Liandra Lencina disse:

    Eu estava visitando a cidade na semana que o secretaria colocava este projeto abençoado…Cuidar do ambiente e cuidar das pessoas também, qualidade de vida. Sou gaúcha e habito no mato, extremo sul de Porto Alegre, amo minha cidade… Confesso que fiquei balançada com Floripa…Faltou pouco para eu bater na porta da secretaria, quando o secretario falou a respeito da contração de pessoas para trabalhar neste projeto…Sou uma apaixonada pelos minerais, vegetais e animais nossos irmãos de caminhada.Parabéns secretario Dalmo que o universo te proteja…Luz, paz e sucesso. Abraço Liandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *