Operação mobiliza 10 mil profissionais
18/12/2012
Pesquisa da Prefeitura com a população aponta que Beira-Mar Continental melhorou o trânsito
18/12/2012

Recicla Bem entrega manual de boas práticas aos comerciantes

Comcap participou da terceira edição do evento liderado pela CDL e GIRS, numesforço para tornar o Centro e a cidade cada vez mais limpos
Comerciantes do Centro de Florianópolis receberam nesta quinta-feira um manual de gerenciamento dos resíduos urbanos, com instruções sobre as boas práticas na destinação do lixo. A atividade fez parte da programação do III Recicla Bem Floripa, parceria entre a CDL de Florianópolis, Comcap, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos, Floram e Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS).
Trinta voluntários recrutados pela CDL e pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro visitaram os estabelecimentos para entregar a cartilha Deixar a cidade mais limpa é um dever de todos nós. Pela primeira vez grupo incluiu, além da equipe de educação ambiental da Comcap, os operacionais da Divisão Centro. Dez deles trocaram por algumas horas o equipamento de trabalho pelo material informativo.
“Fomos recebidos de forma muito atenciosa. As pessoas nos veem passando todo dia, mas assim a Comcap fica mais próxima”, observou Elisan Oliveira. Para Eni Maura Andrade, que também trabalha no roteiro do Centro, foi um boa oportunidade para estimular as pessoas a separar mais e melhor os resíduos. “As pessoas se dão conta que para reciclar, precisam separar antes.”
No estande instalado nas esquinas das ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, permaneceram o presidente da Comcap, Marius Bagnati, o gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite, José Luiz Menezes, da FloripAmanhã, Tônia Dutra, da Sense Consultoria Socioambiental, representando o GIRS, que tiveram a atenção inclusive do presidente da Fatma, Murilo Flores.
A Comcap observa a importância do cumprimento da Lei 113/2003, que trata da apresentação dos resíduos sólidos para a coleta. A nova política nacional estabelece metas altas e prazos curtos para a gestão dos resíduos. Para desviar cada vez mais materiais dos aterros sanitários é preciso que poder público, indústria, comércio e consumidor assumam, cada um, a sua responsabilidade.
QUANTO AOS RESÍDUOS ORGÂNICOS E REJEITOS
É de responsabilidade do comerciante o uso de contentores para depositar o lixo comum.
Os contentores devem ser identificados com o nome do estabelecimento.
A guarda e a limpeza dos contentores devem ser feitas em local adequado, na área interna do estabelecimento.
Os contentores devem ser colocados na frente do estabelecimento, no recuo ou ao lado da calçada, sempre encostados à fachada, no máximo uma hora antes da coleta convencional.
Os estabelecimentos de pequeno porte, exceto aqueles que operam com manipulação de alimentos, podem formar grupos para aquisição e uso de contentores. A limpeza e manutenção são de responsabilidade do grupo.
Os estabelecimentos que manipulam alimentos devem ter contentores individuais.
Os contentores podem ser recolhidos e lavados pelos lojistas, na manhã seguinte, logo após a abertura do estabelecimento comercial.
O uso de contentores deve ser diferenciado pelas seguintes cores:
Laranja: uso residencial
Azul marinho: comércio em geral, inclusive no segmento de manipulação de alimentos
Azul claro: opcional para uso na coleta seletiva.
QUANTO AOS RESÍDUOS RECICLÁVEIS:
Os materiais recicláveis (papéis, metais, plásticos e vidros) devem ser acondicionados em saco plástico transparente, preferencialmente na cor amarela.
As embalagens de papelão devem ser desmontadas e amarradas.
Os materiais recicláveis devem ser dispostos em via pública, no horário da coleta, ao lado dos contentores (e não dentro deles).
Embalagens de isopor devem ser ensacadas.
Vidros devem ser colocados em sacos separados e os quebrados, em embalagem resistente como caixa de leite.
Todos os materiais recicláveis devem estar limpos.
QUANTO AOS MATERIAIS INERTES:
O descarte de materiais inertes (móveis, fogões, geladeiras, entulho de construção, etc), em pequenos volumes, deve ser agendado previamente com a Comcap, por meio do fone 0800 843 1529. Também podem ser levados ao ponto de entrega voluntária (PEV) da Comcap no Itacorubi.
(GIRS Floripa, 17/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *