Marinha quer proteger farol da Reserva do Arvoredo
13/11/2012
O drama da falta de água
13/11/2012

Humanização da orla é o primeiro passo para a recuperação da praia da Armação, na Capital

Obras na orla da praia da Armação, Sul da Ilha, estão animando comerciantes, moradores e visitantes. O deck praticamente pronto, em frente à igreja de Sant’Anna, e as calçadas em construção já mudaram o aspecto do local. Também está prevista a construção de calçadas, ciclovia, mais dois decks, áreas de lazer, espaços culturais e playground, além da colocação de bancos, lixeiras, bicicletários e chuveiros públicos num trecho de 600 metros. A previsão de conclusão da obra é março de 2013. Para comerciantes, resta a esperança de recuperar pelo menos parte dos turistas que deixaram de frequentar a praia depois da ressaca de 2010.

Há dois anos, quando o avanço do mar causou estragos e consumiu a areia da praia, os moradores aguardam a recuperação da área e a volta dos turistas. As obras de humanização, que começaram em setembro, mexeram com as expectativas de comerciantes e moradores. “Achei muito bonito. Mas nós queremos a faixa de areia prevista no restante do projeto. Ficou atrativo e pode melhorar o turismo, que desde 2010 está fraco”, disse Marta Wood, proprietária de uma lanchonete.

Segundo o secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, essa primeira etapa não contempla a recuperação da faixa de areia. O projeto total para a Armação prevê outros mil metros de obras, com o custo de R$ 16 milhões. “São recursos federais. A intenção era terminar nesta administração, mas não tivemos verba. Essa será uma obra mais demorada que, depois de licitada, precisará de um ano de estudos”, disse.

O objetivo na segunda fase é, principalmente, incrementar 50 metros da faixa de areia. Além disso, a passarela para a Ilha das Campanhas será retirada para que o rio seja desassoreado e haja ligação do mar do Matadeiro com o da Armação. Serão feitas duas novas passarelas elevadas. “Para isso, será preciso licenças ambientais e um estudo de correntes do Pântano do Sul até a Barra da Lagoa”, explicou Medeiros.

Deck e calçadas são bem-vindos

“Decepcionante”, desabafou João Augusto de Melo, quando questionado sobre as obras na praia. O manezinho ainda lamenta a perda da faixa de areia da praia que considerava ser uma das melhores do Sul da Ilha. “Mas o deck ficou magnífico, eles estão tentando reanimar a praia com o que tem”, completou.

Bayard Munhoz, motorista de ônibus de turismo, também acompanha o desenrolar das obras a passos lentos. “Ficou muito bom. A gente traz as pessoas e faltava mesmo uma área dessas. Antes não havia acesso à praia por aqui. Valorizou muito o local”, opinou Munhoz. Ele, que vai todos os dias à praia da Armação para levar turistas, revelou que a quantidade de pessoas querendo conhecer o Sul da Ilha está crescendo a cada ano.

(ND, 13/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *