Verão na Armação, de novo, nas pedras
18/10/2012
SC é o Estado que mais recebeu novos moradores de fora em 10 anos, aponta IBGE
18/10/2012

Parque do Córrego Grande é alvo de desleixo e vandalismo de parte do público

Aberto gratuitamente ao público, o Parque Ecológico do Córrego Grande recebe quatro mil visitantes por semana. Esse número de pessoas que circulam pelo parque fez acender o sinal de alerta nos educadores ambientais: é preciso conscientizar os visitantes para a preservação da área verde de 21,3 hectares (213.000 metros quadrados). Diariamente, funcionários do parque juntam lixo nas trilhas, deparam-se com árvores e mudas quebradas ou deterioradas por ações humanas, e até animais maltratados.
A equipe que cuida do parque faz questão de frisar que a questão ecológica e ambiental é o principal motivo do local, e não apenas o lazer. A bióloga e educadora ambiental Silvane Dalpiaz do Carmo diz que o objetivo é recuperar a área de floresta e que plantas e animais estão no ambiente natural deles, no qual os visitantes não devem interferir. Além das placas indicativas, há lixeiras espalhadas por todo o parque. O supervisor Valdir Pereira conta que já encontrou cadeiras jogadas nas trilhas, além de xepas de cigarro, copos e plásticos. Além disso, há quem roube mudas e aqueles que deixam torneiras abertas.
As ações ocorrem geralmente nos fins de semana, quando o movimento é maior e o número de funcionários é menor. Aos poucos, eles tentam conscientizar os visitantes com o trabalho de educação ambiental. “É trabalho de formiguinha”, define Pereira.
“Preservo porque é um espaço público”
O funcionário público Rafael Correia passeia no parque com a filha Rafaela pelo menos duas vezes por mês, e lamenta o descuido de alguns visitantes. “É um espaço justamente para termos mais contato com a natureza. Tem gente que quer aproveitar o lazer, mas na hora de fazer o seu papel, que é apenas cuidar, não faz. Preservo porque é um espaço público, feito para nós, onde quero voltar mais vezes”, refletiu.
O parque busca parcerias, entidades e voluntários que contribuam para preservação do local. Quem tiver interesse em ajudar, adotando uma área ou auxiliando visitantes nos fins de semana e feriados, pode entrar em contato com a organização.
Informações do parque
Onde: Rua João Pio Duarte Silva, 535, no Córrego Grande
Horário: diariamente, das 7h às 19h.Visitas monitoradas de segunda a sexta, com agendamento prévio
Contato: 3338-0021
Saiba mais: http://floramea.blogspot.com.br
(ND, 18/10/2102)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *