SC é o Estado que mais recebeu novos moradores de fora em 10 anos, aponta IBGE
18/10/2012
Contorno viário tem novo debate
18/10/2012

Estacionamento irregular de ônibus causa transtorno no trânsito de Florianópolis

Virou prática comum no Centro. As ruas próximas ao Ticen (Terminal Integrado do Centro), principal terminal de transporte coletivo de Florianópolis, são usadas como estacionamento irregular de ônibus. Ao longo da avenida Gustavo Richard, ao lado do Direto do Campo, e na rua Deputado João Bertioli, entre a praça das Nações e o Ticen, é fácil de encontrar veículos estacionados em locais proibidos.
Na manhã de quarta-feira, a reportagem do Notícias do Dia flagrou dezenas de ônibus estacionados por lá. Só na avenida Gustavo Richard, eram dez veículos de diferentes empresas e linhas.
Segundo os motoristas, o problema maior ocorre nos horários de pico em que praticamente toda a frota está nas ruas. A dificuldade começou quando o terreno que servia de estacionamento para os ônibus, ao lado do camelódromo, foi retomado pela União, há cerca de dois anos. Hoje, a opção, além do Ticen, é um bolsão próximo à passarela Nego Quirido ou o Tisac (Terminal Integrado do Saco dos Limões), onde cabem 25 ônibus estacionados. Ainda assim não é suficiente.
A reclamação dos motoristas é que entre uma viagem e outra, às vezes um intervalo de 20 minutos, precisam circular para encontrar lugar para estacionar. Mas, em contrapartida, se dizem pressionados pela empresa para gastar menos combustível. E ainda correm o risco de serem multados.
As empresas que atenderam a reportagem reconhecem o problema da falta de espaço. Na Transol, motoristas devem levar os veículos até o Tisac no intervalo, mas entre uma viagem e outra, às vezes, é preciso parar perto do Ticen e aguardar no veículo. Emflotur e Biguaçu contam com um bolsão atrás da Nego Quirido e com algumas vagas do Terminal Cidade de Florianópolis. Para Jotur e Canasvieiras, o problema é diminuído por causa do itinerário e região de operação. Estrela e Insular não retornaram os pedidos de entrevista.
Prefeitura cria novo estacionamento
Para tentar amenizar o problema, a Secretaria Municipal de Transportes se reuniu com Ipuf (Instituo de Planejamento Urbano de Florianópolis) e Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano) e decidiu ampliar a quantidade de vagas no entorno do Ticen. Desde ontem, funcionários da prefeitura trabalham em um canteiro ao lado do terminal. A área será transformada em estacionamento para até 17 ônibus e estará pronta em até dez dias. Segundo a Cotisa (Companhia Operadora Terminais Integração), são necessárias cem vagas para atender a demanda no Centro.
De acordo com o secretário de Transportes, Marcelo da Silva, o Ipuf também irá liberar e sinalizar locais próximos e ruas de acesso ao Ticen, como o lado direito da pista da rua Deputado João Bertioli. No lado esquerdo da via já é permitido parar e estacionar. “Esta medida irá resolver grande parte do problema. Na Gustavo Richard continuará proibido. É uma área de circulação intensa de veículos e o Ipuf não permitiu a mudança”, afirmou.
(ND, 18/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *