Obras de repavimentação na Edu Vieira começam nesta terça-feira
12/09/2012
Entidades se unem pelo contorno viário da BR-101
12/09/2012

Soluções conjuntas para a Grande Florianópolis

Da coluna de Carlos Damião (ND, 12/09/2012)
Muito importante a decisão do governador Raimundo Colombo, de criar o Comitê Gestor da Mobilidade Urbana e dos Resíduos Sólidos da Grande Florianópolis, que trabalhará junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional. Na prática, a SDR assume o papel de gestora da região metropolitana. Porém, é necessário que a região metropolitana seja recriada de fato (existe no papel), para que possa usufruir de benefícios previstos apenas para essa instância, como financiamentos de organismos nacionais e internacionais. Quando matou as regiões metropolitanas e criou as secretarias de desenvolvimento regional, o governador Luiz Henrique da Silveira simplesmente ignorou essa exigência legal. E Santa Catarina perdeu bilhões de investimentos para mobilidade urbana, resíduos sólidos, transporte coletivo metropolitano, entre outras rubricas vinculadas à existência das regiões. Portanto, se na prática a SDR coordena as ações, na prática também precisa da recriação das regiões que LHS extinguiu, num ‘canetaço’, em 2003.
Aglomerado
O problema do transporte coletivo em Palhoça é o mesmo de Florianópolis. O problema dos resíduos sólidos em São José é o mesmo de Biguaçu. A questão do transporte marítimo de Biguaçu é a mesma de Florianópolis. Em suma, as cidades do aglomerado urbano precisam da instância adequada – a região metropolitana – para poderem articular soluções conjuntas. Aliás, as soluções só podem ser obtidas de forma conjunta. Isoladamente, ninguém resolve seus problemas.
Protesto
Parar a BR-101 (foto, no trecho urbano de Biguaçu) pode não ser uma atitude sensata, nem legal, porque vai contrariar um princípio constitucional – o direito de ir e vir. Mas o que prometem entidades catarinenses, cansadas da enrolação oficial e privada quanto ao contorno da Grande Florianópolis, deve repercutir amplamente no plano nacional.
Desafio
Mais do que quarta ligação entre Ilha e Continente, Florianópolis precisa mesmo é da continuação da avenida Poeta Zininho (Beira-mar Continental), passando pelo local registrado na imagem, altura do bairro Jardim Atlântico. Desse ponto, e unida à avenida Beira-mar de Barreiros, completará a ligação Norte à BR-101, aliviando a Via Expressa da BR-282.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *