Florianópolis terá parque interativo de ciência no aterro da baía sul
03/09/2012
Obra não finalizada causa transtornos no Norte da Ilha
03/09/2012

Projeto urbanístico de Dalmo Vieira será apresentado em Florianópolis

(Por Dalmo Vieira, 03/09/2012)
Atuando nos últimos anos na direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em Brasília, tivemos a oportunidade de trabalhar com os 27 estados brasileiros, além de coordenar diversas ações no exterior.
No Brasil, praticamente em cada estado e na maioria das capitais, formalizamos um pacto de gestão que teve como objetivo a qualificação da vida nas cidades, em especial na área central das capitais.
Dentre várias outras cidades, trabalhamos com grandes aglomerados urbanos como o Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Natal, Campo Grande, Manaus e Belém; com cidades menores, muitas situadas nos extremos do país, como Xapuri no Acre, quase na fronteira com a Bolívia; Jaguarão, na divisa com o Uruguai, no sul do Rio Grande do Sul; na localidade de Cabo Branco, em João Pessoa, capital da Paraíba (o ponto mais oriental do Brasil); com cidade mais próximas a Florianópolis, como Paranaguá, no Paraná, e Iguape, no estado de São Paulo; e também com núcleos como Cáceres (MT), Parnaíba (PI), Camocim e Quixadá (CE), Porto Nacional (TO), dentre tantas outras.
Esses trabalhos estimularam o prosseguimento das ideias e reflexões nascidas das atividades de professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, até amadurecer um projeto direcionado para o que consideramos ser o maior dos problemas nacionais da atualidade: a ausência de modelo para as cidades brasileiras do século XXI.
De volta a Florianópolis, trabalhamos para transformar essas ideias, longamente amadurecidas, na proposta de um projeto urbanístico objetivo, direcionado para a capital de Santa Catarina.
O resultado será apresentado na próxima terça feira, dia 4 de setembro de 2012, às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Trata-se de uma oportunidade de expor ideias e abrir espaço para o debate, objetivo maior dessa fase do projeto, possibilitando a avaliação da receptividade das propostas, recebendo críticas e sugestões. Para tanto, estamos convidando os comitês dos candidatos à prefeitura de Florianópolis, representantes da imprensa, lideranças e algumas pessoas com destaque nas questões da cidade. É nesse sentido que muito nos honraria contar com a sua presença.
Dalmo Vieira Filho, é Arquiteto e Urbanista, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Superintendente do IPHAN em Santa Catarina. Representa o Ministério da Cultura no CONAMA e no Conselho Nacional de Turismo. Foi Diretor do Departamento do Patrimônio Material do IPHAN por cinco anos (2006 a 2011), coordenando as ações ligadas a mais de 100 cidades brasileiras. Nessa função, viabilizou a criação da coordenadoria geral de cidades, trabalhando com planos diretores, estudos e expedição de normas urbanísticas para áreas tombadas e seus entornos, novos tombamentos nacionais de setores urbanos, obras de restauração, inventários e planos de proteção valorização de cidades e regiões brasileiras. Em Santa Catarina coordenou projetos urbanísticos relevantes, como o Programa Monumenta, em São Francisco do Sul; o Projeto Borda D’Água, em Itajaí, e os Roteiros Nacionais da Imigração, em 16 municípios. Foi o idealizador e dirigiu a criação do Museu Nacional do Mar, assim como a restauração das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina. É ex-presidente do Comitê Brasileiro do ICOMOS- UNESCO e cidadão honorário dos
estados de Goiás, Piauí e Tocantins.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *