Menos acidentes na SC-401
14/08/2012
BR 101: MPF quer a anulação das revisões tarifárias do pedágio no trecho Curitiba-Florianópolis
14/08/2012

Projeto de quarta ligação prevê ponte móvel e flutuante

Criar uma ponte móvel e flutuante paralela à ponte Hercílio Luz para ser a quarta ligação entre as regiões insular e continental de Florianópolis. Essa é a ideia da empresa catarinense Conceb Projetos e Constru­ções, com sede em Balneário Camboriú, que con­corre com uma das 12 propostas apresentadas ao Governo do Estado para reduzir os problemas de mobilidade entre Ilha e Continente.
Segundo o projeto, a ponte é fixada com cabos de aço no fundo do mar, e tem estrutura que per­mite que seja aberta para dar vazão aos barcos de turismo que passam pela região. Para o arquiteto da Conceb Projetos e Construções, Marcelo Cotezi, essa é uma característica que beneficia o turismo.
Com base em outras obras do gênero, a ponte permaneceria aberta por um tempo pré-determina­do de 20 a 40 minutos. “Isso seria definido ante­riormente e, com certeza, não devem ser várias ve­zes por dia para não prejudicar o fluxo do trânsito”, comentou. A ponte seria construída a uma distância de quatro metros do espelho d água, o que permiti­ria a passagem de embarcações pequenas.
A intenção é utilizar o sistema viário da região. A ponte seria ligada a Beira-mar Continental, no Estreito, e a Beira-mar Norte, Centro da Capital, na altura do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros. “Essa obra nos permite um prazo de execução muito rápido. Fizemos cálculos e essa ponte móvel poderia ficar pronta em até 15 meses enquanto há outras propostas que tem um prazo de entrega de quase oito anos”, ponderou o arquiteto.
Investimento de R$ 100 milhões seria necessário
Para permitir a criação da ponte móvel e flutuante, a Conceb Projetos e Construções prevê um investimento de R$ 100 milhões. Se escolhida entre as 12 propostas, Florianópolis teria uma nova ponte com três pistas de rolamento utilizadas de forma semelhante ao que acontece na SC-405, no Sul da Ilha, onde uma das vias é reversível de acordo com a necessidade do trânsito. No total, seriam oito metros de largura para a passagem dos carros.
A acessibilidade de pedestres e ciclistas também foi pensada para a ponte móvel. A ideia é que sejam delimitadas pistas exclusivas, e separadas das vias por onde passam carros e veículos maiores, para garantir segurança de todos.
A inspiração para o arquiteto que assina o projeto, Marcelo Cotezi, veio de obras semelhantes que existem na Espanha. “Além de ter uma execução mais rápida, essa ideia também tem a vantagem de ser mais fácil de ser aplicada quanto as questões ambientais”, sintetizou o arquiteto.
Projeto da ponte móvel
Pontos principais
Empresa: Conceb Projetos e Construções
O quê: Conexão entre o Centro da Ilha e o continente por meio de ponte móvel
Como será executado: Conexão viária por meio de ponte móvel e flutuante, paralela à ponte Hercílio Luz, e integrada ao sistema viário existente
(Por Bruno Volpato, ND, 13/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *