Deficiente visual testa a bengala eletrônica no Centro de Florianópolis
09/08/2012
Novas regras limitam propaganda de rua em Florianópolis
09/08/2012

Incubação de empresas

Artigo escrito por Jamile Sabatini Marques – Coordenadora do Midi Tecnológico de Florianópolis e diretora executiva da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) (DC, 09/08/2012)
O futuro e as possibilidades da incubação de empresas foram expostos em um relatório divulgado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A pesquisa detectou, aproximadamente, 5 mil negócios ajudados por incubadoras, que geram cerca de 45 mil empregos e movimentam mais de R$ 4,6 bilhões na economia. Esses indicadores demonstram o sucesso deste modelo e indicam que, em SC, estamos no caminho certo.
Na pesquisa, afirma-se que a atratividade pela incubação se dá, principalmente, pela imagem e localização favoráveis. No nosso Estado, muitas incubadoras estão localizadas em polos tecnológicos – só em Florianópolis, temos dois projetos desse tipo, que atraem empresas e chamam a atenção de grupos de investimento em nível nacional e internacional.
Entre os benefícios dados pelas incubadoras, destacam-se as consultorias jurídicas e contábeis, além da participação em rodadas de negócio, fóruns com entidades de fomento a negócios nascentes (seed foruns) e ambientes de integração com empresários experientes. Esses apoios têm dado resultado em nosso Estado. No Midi Tecnológico de Florianópolis, as empresas movimentaram, em 2011, cerca de R$ 60 milhões – valor expressivo dentro do contexto nacional.
Embora tenhamos polos de inovação, é preciso disseminar essa tendência para todo o Estado. O próprio relatório da Anprotec cita a interiorização como importante medida que deve ser tomada pelas incubadoras. No Midi Tecnológico, ajudamos na formação de iniciativas em São José, Três Barras, Tubarão e Itajaí. Além disso, o Sebrae também incentiva a criação de novos projetos por meio do projeto Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Para isso, é fundamental o apoio de órgãos públicos e privados. Afinal, para sermos um Estado inovador, precisamos levar essa bandeira para todas as regiões.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *