Questões sociais predominam nas discussões sobre desenvolvimento sustentável
18/06/2012
Plano Diretor de Florianópolis está emperrado mais um vez
18/06/2012

Santa Catarina mostra práticas sustentáveis e também leva contribuições para a Rio+20

Exemplos de economia verde não são poucos em Santa Catarina. Iniciativas brilham no cenário de desenvolvimento sustentável no Estado, como a do barco solar desenvolvido pela UFSC com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, WEG e Instituto Ideal, a da casa eficiente com uso de placas fotovoltaicas e uso racional da água, planejada pela Eletrosul, ou como também do sítio experimental Cristal Dourado, no Campeche, que planta e comercializa ecoprodutos. Parte dessas iniciativas serão apresentadas na Rio+20.
Práticas sustentáveis como o sítio do engenheiro agrônomo Mauro Kassow Schorr, especializado em agroecologia e biodinâmica, são divulgadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Avaliado em R$ 1 milhão, o sítio no Campeche produz cerca de 600 alimentos em permacultura (método para manter sistemas ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis). Comer legumes, frutas e verduras já viraram hábito até entre os filhos pequenos. Emanuel, 3 anos, e Amana, de 1 ano e meio, adoram comer cenoura in natura.
Embora seja uma prática baseada em economia verde e reconhecida em agricultura sustentável pelo prêmio Fritz Müller, da Fatma, em 2009, Mauro decidiu não ir à Rio+20. Ele vê possíveis mudanças com ceticismo: “Como vamos realmente trazer cultura, conhecimento, novas oportunidades éticas e geniais, em uma sociedade onde os bancos se tornaram rapinadores de nossa economia, com juros abusivos?” Para ele, um novo paradigma proporcionado pela Rio+20 seria o investimento real nas pessoas que verdadeiramente trabalham com a sustentabilidade.
Florianópolis propõe cultura da sustentabilidade contra a indiferença
O cuidado e ética com que o estudante de engenharia sanitária da UFSC, Luiz Gabriel Vasconcelos, 20, trata a questão ambiental, alinham-se em relevância e amplitude ao gigantismo da Conferência das Nações Unidas. Luiz Gabriel é um dos 15 acadêmicos que sintetizaram o documento final do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense, levado à Rio+20, que sugere a descentralização da produção de alimentos, e a efetivação de políticas públicas de estímulo à agricultura ecológica, entre outras coisas. O grupo embarcou para o Rio de Janeiro na quinta-feira.
O documento coordenado pelo professor da UFSC José Daniel da Silva estabelece diretrizes em torno da governança de bens comuns, água e saneamento, planejamento territorial, economia verde, educação e cultura.
Segundo ele, a cultura da sustentabilidade, que embasa o documento do comitê, é inversamente proporcional à cultura da indiferença que existe hoje. “Uma sociedade sustentável prioriza a cultura do amor, com pessoas que se importam umas com as outras, que se cuidam, que cuidam da cidade e do ambiente”, observa. “Nós queremos uma Florianópolis sustentável”, conclui Daniel.
Mulher catarinense é destaque em vídeo
O espírito simples da servente Lenir de Aguiar Rodrigues, 45, que participa do programa Mulheres Mil, do campus Gaspar do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), aparece em vídeo na Rio+20. A história da moradora blumenauense é uma das cinco apresentadas no audiovisual “Portinari+Brasileir@s” em exposição na Arena Socioambiental, espaço para apresentar as políticas públicas de combate à pobreza bem-sucedidas. “Estou muito feliz de poder representar as pessoas que trabalham tanto quanto eu”, disse.
Lenir sustenta a casa e os quatro filhos, trabalhando como servente em uma creche em Gaspar. Ela acorda às 3h30, sai às 4h, começa a estudar às 18h30, termina às 22h30, e chega em casa à meia-noite. A aluna assiste às aulas do “Mulheres Mil” nem Gaspar. O programa oferece formação profissional a mulheres de baixa renda.
AGENDA CATARINENSE NO RIO+20
Dia 16 (sábado)
A partir de sábado, das 11h às 20h, será exibido vídeo da catarinense Lenir de Aguiar Rodrigues, aluna do programa “Mulheres Mil” do Campus Gaspar do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), que teve sua vida transformada graças às políticas públicas e sociais brasileiras. O vídeo está na exposição Portinari+Brasileir@s, na Arena Socioambiental, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. O espaço fica nos jardins do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro, no Centro da cidade.
Do dia 16 (sábado) até o dia 23 (sábado)
Acadêmicos da UFSC, que integram o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20, participam das plenárias diárias da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental. A Cúpula dos Povos é realizada em espaço no Aterro do Flamengo.
Dia 18 (segunda-feira)
Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, formaliza,a partir das 9h30, a participação de Santa Catarina na rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD), no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado do Rio de Janeiro.
Dia 18 (segunda-feira)
O Instituto Ideal faz às 11h um workshop com o tema “Incentivando as Energias Alternativas no Brasil”, na sala U2 na Arena da Barra da Tijuca.
Dia 18 (segunda-feira)
Engenheiro da Eletrosul, Rafael Takasaki Carvalho, fala às 9h30 sobre o projeto “Megawatt Solar- A Eletrosul”, que prevê a implantação de uma usina fotovoltaica no edifício-sede da empresa, em Florianópolis.
Dia 19 (terça-feira)
Presidente da Fatma (Fundação do Meio Ambiente), Murilo Flores, lança, na Cúpula Mundial dos Estados, o programa “Santa Catarina – Terra Sustentável”, documento que explicita a nova política de gestão ambiental catarinense.
Dia 21 (quinta-feira)
A companhia Eletrosul apresenta o Complexo Eólico de Cerro Chato.
(ND, 16/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *