Edital de licitação do transporte coletivo de Florianópolis é entregue ao prefeito Dario Berger
11/06/2012
Cepagro representa Florianópolis na Rio+20
12/06/2012

Floripa Interativa: projetando o futuro entra em operação

Florianópolis conta, a partir de hoje, com uma ferramenta inovadora para o debate e a visualização do futuro da cidade. Foi lançado, em solenidade realizada nesta quarta-feira (06 de junho), o programa Floripa Interativa: projetando o futuro. Iniciativa da Prefeitura de Florianópolis, o programa tem o objetivo de ampliar a participação da sociedade no planejamento da cidade por meio da tecnologia e da inovação. O lançamento do programa contou com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
Entre os instrumentos do programa está um Centro de Visualização, que conta com um telão de nove metros de comprimento e quatro metros de altura, com informações multimídia sobre projetos atuais e futuros de Florianópolis. Nesse telão serão apresentados projetos de obras e empreendimentos, permitindo à população conhecer, debater e opinar sobre as propostas. O sistema também mostra propostas em tecnologia 3D, como a da revitalização do Largo do Mercado Público, de um parque no aterro da Via Expressa Sul e de um túnel no Morro da Cruz.
Por meio do Floripa Interativa: projetando o futuro, o visitante pode passear por esses lugares e, assim, conhecer e visualizar como seria a cidade com esses novos empreendimentos. “Esse é um programa criativo, inovador e moderno, que estabelece um relacionamento próximo e interativo com a comunidade. É uma ferramenta ilimitada para projetar a cidade para as futuras gerações”, destacou o Prefeito Dário Berger no lançamento do Floripa Interativa: projetando o futuro.
Para o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o programa Floripa Interativa: projetando o futuro faz jus ao título de Florianópolis como Capital da Inovação. “Florianópolis merece o título de Capital da Inovação, pois mostra, por projetos como o lançado hoje, que a cidade e seus agentes inovadores, entre eles a Prefeitura, desenvolvem aqui um novo tipo de atividade, transformando a sociedade por meio do conhecimento”, avaliou o Ministro.
O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt, enfatizou a importância do Floripa Interativa: projetando o futuro como uma ferramenta de gestão. “O programa aplica o conhecimento tecnológico para a criação de ferramentas de apoio ao estudo dos desafios que nos dias de hoje são impostos a uma cidade e seus gestores e mostra a constante preocupação da administração com a elaboração de planos e delineamento do futuro”, disse o Secretário.
Projetos para a cidade
Sobre os projetos de captação de recursos encaminhados pela Prefeitura de Florianópolis ao Ministério em 2011, o Ministro Raupp afirmou que irá atuar para a viabilização dos investimentos. “Com essa visita a Florianópolis tivemos a oportunidade de verificar em loco e atestar a capacidade da cidade em usar a tecnologia e a inovação para o planejamento e a inclusão social. Diante disso, temos uma garantia que os recursos aqui aplicados terão grandes resultados, por isso o Ministério será parceiro de Florianópolis e iremos buscar recursos para financiar os projetos encaminhados pelo município”, disse o Ministro.
No valor de R$ 6,9 milhões, o projeto de Cidade Digital propõe a implantação de uma infraestrutura de rede digital para atender todo o município, interligando as unidades da Prefeitura de Florianópolis e oferecendo internet sem fio com acesso gratuito para a população. Já o projeto dos telecentros tem por objetivo a implantação e modernização, nas comunidades de Florianópolis, de centros que promovam a inclusão empreendedora, por meio do fornecimento de infraestrutura física, pessoal e tecnológica. O valor solicitado para o projeto é de R$ 748 mil.
(PMF, 06/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Bruno Felipe da Silva disse:

    Muito interessante, mas a notícia da prefeitura peca por falta de informações essenciais sobre o projeto, como “QUANDO”, “ONDE” e “COMO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *