Após veto parcial, bancada ruralista quer alterar medida provisória do Código Florestal
29/05/2012
Moradores de São José, Palhoça e Biguaçu continuam sem transporte alternativo durante a greve
29/05/2012

Médicos protestam contra descontos em salários em Florianópolis

A paralisação dos médicos de Florianópolis contra o desconto em salários recomeçou na manhã desta terça-feira. A categoria interrompeu o atendimento de consultas eletivas nos postos de saúde da Capital e promete manter a mobilização até a próxima quinta-feira. Apenas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul da Ilha continuam a atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pela manhã, cerca de 60 pessoas estiveram na UPA Sul, no Bairro Rio Tavares. De acordo com o vice-diretor clínico dos médicos de Florianópolis, a greve no transporte coletivo também atrapalhou a mobilização. Ele explica que a proposta é construir um projeto de lei que regulamente a gratificação de médicos, hoje estabelecida por decreto, o que já é considerado ilegal pela legislação federal.
— Estamos há um ano fazendo as negociações com a Prefeitura e chegamos a suspender as paralisações, mas em função do não cumprimento de prazos por parte da Secretaria de Saúde vamos continuar mobilizados.
A mobilização é coordenada pelo Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc). Segundo a categoria, a adesão tem se mantido em torno de 85%. Para que entre em vigor no próximo ano, o prazo estimado pelo Simesc para que o projeto de lei esteja na Câmara de Vereadores é 11 de junho, uma vez que ele ainda precisará passar pelas comissões internas até ser votado em plenário.
Vacina contra Gripe A
Apesar da paralisação dos médicos e a suspensão das consultas, a vacinação contra a Gripe A está mantida em todos os postos. Esta é a última semana em todo o Brasil para a imunização contra o vírus H1N1, que já provocou a morte de oito pessoas em SC neste ano.
Fique atento aos serviços que serão prestados:
:: Terça-feira
– Manhã: reforço de atendimento na UPA Sul
– Tarde: panfletagem proximidades da secretaria municipal de Saúde e shopping Iguatemi – Trindade
:: Quarta-feira
– Manhã: reforço de atendimento na UPA Sul
– Tarde: panfletagem na Rua Conselheiro Mafra, Centro, Florianópolis
– 15h: reunião comissão que elabora o projeto de lei que retira o desconto da gratificação do PSF – a reunião é fechada à imprensa
:: Quinta-feira
– Manhã: equipes de médicos percorrem os centros de saúde para conversar com pacientes e panfletar
– 14h – Assembleia geral – Local: Hotel Floph – Rua Artista Bittencourt, 14, Centro, Florianópolis
Entenda o caso:
Os médicos municipais pressionam para que seja formulado e aprovado um projeto de lei que suspende o desconto na gratificação do Programa de Saúde da Família em Florianópolis. O decreto que garantiu o desconto foi elaborado em conjunto com os gestores municipais e iniciou a tramitação em 22 de março.
Estiveram envolvidos no processo de discussão do assunto os secretários e representantes das secretarias de Saúde, de Governo, de Administração, de Finanças, de Planejamento e a procuradoria geral.
(DC, 29/05/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *