Pelo menos R$ 500 mi devem ser aplicados na Grande Florianópolis
08/03/2012
Floripa pode perder espaço público no centro
09/03/2012

Projeto de Estudos para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico apresenta conclusão do diagnóstico

Depois de quatro encontros para apresentação de dados parciais aos envolvidos no Projeto de “Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico” de Florianópolis, no próximo dia 20/03, às 10h30, na sala 1 do CDL Florianópolis será apresentado e disponibilizado para os interessados o diagnóstico elaborado depois de seis meses de pesquisas.
Os estudos coordenados pelo oceanógrafo Alexandre Mazzer, doutor em Geologia Costeira e responsável técnico do projeto, abrangem dados ambientais da faixa costeira de Florianópolis, as estruturas náuticas existentes no município e a análise dos conflitos entre as atividades náuticas, a pesca, a aquicultura, o transporte hidroviário e o turismo.
“Com estes estudos estamos criando uma base técnica-científica a fim de permitir uma regulamentação que vise a preservação do ambiente costeiro de Florianópolis e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca”, afirma a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker. “Precisamos ampliar o estudo para os demais municípios da Gande Florianópolis, e estamos buscando parceiros para isso”, acrescenta Zena.
O Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico é uma uma iniciativa da FloripAmanhã com apoio Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.
Após a conclusão do diagnóstico, o projeto prevê a Revisão do Plano de Ordenamento Naútico existente; a compatibilização da proposta do Plano de Ordenamento Naútico de Florianópolis revisado com o Plano Diretor e o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro – ZEEC/GERCO-SC e o estudo dos aspectos técnicos e legais para sugerir diretrizes para formulação de critérios e regulamentos específicos, além do cruzamento destas informações com projetos como o Floripa 2030 e o Vita et Otium.
O projeto prevê também a realização de oficinas em cinco regiões de Florianópolis para apresentação dos resultados e envolvimento de lideranças para fortalecer a proposta de Plano de Ordenamento Náutico a ser encaminhada no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, lei n.7.579/09.
O responsável técnico pelo projeto, Alexandre Mazzer, explica que apesar da abrangência municipal, a análise aborda os ambientes costeiros como um todo, incluindo áreas de municípios da região da Grande Florianópolis, com vistas à habilitar o estudo à um planejamento integrado.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Lésio Martins Anusz disse:

    Toda ordenação de procedimentos para que haja organização da convivência das pessoas
    é um bom começo, pena que demora, mas já é uma boa iniciativa. Sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *