Greve dos servidores de São José, na Grande Florianópolis, completa uma semana
27/03/2012
Inaugurado o novo Centro de Saúde de Coqueiros
27/03/2012

Funcionários da Comcap descartam greve em Florianópolis até a manhã desta terça

Os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) mantêm estado de greve até esta terça-feira, quando devem tomar uma posição definitiva em uma assembleia geral às 7h. Na rodada de negociações, na tarde desta segunda-feira, o prefeito Dário Berger apresentou propostas consideradas razoáveis pela classe. A coleta de lixo é realizada normalmente.

O diretor do Sindicado de Trabalhadores no Serviço Público de Florianópolis (Sintrasem), Marcio B. do Nascimento, afirma que a proposta definitiva, que deverá ser apresentada na manhã de hoje, deve ter todas as clausulas analisadas.

— Se a proposta da prefeitura conter as mesmas condições que as apresentadas no encontro na última reunião, ontem a tarde, nós iremos suspender o estado de greve — garante o diretor. De acordo com ele a paralisação, com a suspensão total das coletas, iniciada na última quinta-feira teria durado 24h.

Um pedido de ilegalidade de greve foi encaminhado ao Tribunal Regional do Trabalho. O diretor administrativo e financeiro da Comcap, Charles Pires, questiona a ação pois a data-base dos trabalhadores só vence em novembro e teria sido adiantada por questões políticas.

Além disso, como se trata de um serviço essencial, para entrar em greve 50% da classe precisa dar continuidade ao serviço e definir as datas das paralisações com antecedência. Ele acredita que alguns dos pedidos do sindicato são impossíveis de se concretizar, como a redução de jornada de 40 horas semanais para 30h sem alteração no salário. Os trabalhadores também pedem ticket extra para alimentação quando já recebem 30 por mês. Segundo Charles, as reinvindicações podem gerar um custo de R$ 30 milhões anual para a companhia.

Se a Comcap paralisar, cerca de 500 toneladas de lixo deixará de ser recolhida em Florianópolis. Hoje a companhia tem 1.523 funcionários.

(Joyce Santos, DC, 26/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *