Estudo vai apontar transporte ideal à Grande Florianópolis
19/03/2012
Tartaruga é devolvida ao mar em Florianópolis
19/03/2012

A estação da Casan desativada em Ratones

(Da coluna de Moacir Pereira, DC, 18/03/2012)

A assessoria de imprensa da Casan envia o seguinte e-mail sobre a denuncia do vereador Renato Geske, de Florianopolis, relativa à desativação da estação de tratamento de água de Ratones:
“Com relação à denúncia do vereador Renato Geske de que a Casan teria desativado a estação de tratamento de Ratones, no Norte da Ilha, deixando a população sem água, o Diretor de Operação e Meio Ambiente da companhia Valter José Gallina esclarece que no local foi instalada uma Estação de Tratamento de Água Compacta (de fácil execução) e que fazia parte do esquema emergencial montado para o verão. O seu desligamento estava previsto para depois do carnaval , assim como aconteceu também com as estações emergenciais instaladas na Daniela , Vargem Pequena e Vargem do Bom Jesus.

Segundo ele, o abastecimento de água esta normal em Ratones e voltou a ser feito normalmente pelo Sistema Costa Norte que abrange todo o Norte da Ilha. Gallina ratifica que o sistema emergencial que abrangeu ainda Vargem Grande, Cachoeira do Bom Jesus e Praia Brava garantiu aumento adicional no abastecimento durante a temporada, tanto que não foram registrados problemas graves de falta de água durante o verão ao contrário dos últimos anos.”

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Mauricio Pretel disse:

    A quem possa interessar.

    Sou natural de são Paulo, Capital, estou residindo em Florianópolis há um pouco mais de 2 anos e há 3 meses comprei uma casa em Ratones, que trata-se de um bairro diferenciado, com muita qualidade de vida, realmente um local apaixonante.
    Porém para minha grande decepção, descobri que em Ratones não há tratamento de esgoto.
    Agora, cá pra nós meus senhores, como pode uma cidade como Florianópolis, extremamente badalada, com uma boa infraestrutura para o turismo, representa e é um dos grandes pólos do turismo nacional, porém que não há tratamento de esgoto na cidade, e pelas minhas leituras, não chega a 30% de locais tratados.
    Sinceramente isso é uma vergonha, gasta-se tanto com o turismo, especificamente para as pessoas “de fora”, que vem na cidade apenas e tão somente para passar uns dias, enquanto que os “trouxas” que residem aqui e que não são beneficiados pelos pouquíssimos locais com tratamento de esgoto, sofrem profundamente com as fezes que vão e vem em nossos sanitários. Além do que dependemos da boa vontade do nosso mar, já que se a maré aumenta, a poluição das fezes em nossos banheiros também aumenta…..
    Agora imaginem vc recebendo uma visita, para passar uns dias em sua casa com esse problema???? É extremamente desagradável. Por isso espero que alguém em sã consciência faça algo por nós nessa luta por algo tão óbvio numa cidade que é ter tratamento de esgoto, ou seja, poder apertar a descarga e as fezes irem normalmente para seu devido lugar, sem poluir a natureza, outro fato substancial, que não se deram conta desse fato…
    Está mais do que na hora desse povo levantar a cabeça e reclamar por seus direitos, que aliás é uma “OBRIGAÇÃO” das autoridades competentes fornecerem isso ao seu povo.
    Sem querer fazer comparações, pois não seria cabível, mas em São Paulo aproximadamente 80% da população tem o esgoto tratado…apenas um comparativo….Por isso não estou acostumado com isso, pra mim isso é uma obrigação dos governos e prefeituras…
    O que fazer? Sinceramente estou de mãos atadas e no aguardo de alguém nos der uma resposta para essa vergonha que nos é imposta.
    Gostaria e muito de que esse e-mail fosse direcionado à algumas autoridades competentes, da Casan, da Prefeitura e do Governo estadual, porém não sei como fazê-lo. Se alguém puder cooperar, fico muito agradecido.
    Sem mais, e a espera de uma luz no final do túnel.
    Mauricio Pretel
    mmpretel@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *