Falta de passarela na SC-401, em Florianópolis, é pesadelo para moradores da região
09/02/2012
Orcas encantam em SC
10/02/2012

Roubos crescem 20% nesta temporada em Santa Catarina

Crimes contra pedestre, veículo e comércio são os mais comuns. A boa notícia é a queda dos homicídios

A temporada de verão em SC apresentou até agora aumento no número de roubos e de ocorrências envolvendo tráfico e consumo de drogas. A quantidade de assassinatos e furtos diminuiu. As autoridades afirmam que vão intensificar as operações e as investigações.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) em análise da incidência de crimes em 52 dias da operação Veraneio, que começou em 16 de dezembro e vai até 5 de março. Nas 45 cidades litorâneas alvo da ação, houve 11.792 ocorrências de 16 de dezembro até segunda-feira, número que representou 55% dos crimes registrados em todo o Estado no mesmo período.

O que mais chamou a atenção foi a ação de assaltantes na região em que estão os veranistas. Roubo contra pedestres, em veículos e no comércio foram os crimes que apresentaram mais registros. São 1.261 roubos contra 1.043 na temporada passada, o que significou elevação de 20,90%.

As cidades que tiveram maiores diferenças em relação a esse delito neste verão foram São José, Florianópolis, Itajaí, Itapema e Barra Velha. A análise da SSP apontou ainda queda de 6,06% no número de assassinatos e de 8,71% no de furtos.

O secretário da Segurança Pública, César Grubba, disse que os roubos se justificam pelo aumento da população flutuante e também pela distração dos turistas em férias.

Ele destacou a parceria com a secretaria de Turismo e ações de reposição de efetivo, renovação da frota, compra de armas e câmeras no litoral. Sobre os assaltos, o secretário vê a necessidade da criação de novas delegacias especializadas ao combate desse tipo de crime em Santa Catarina.

O comandante da Polícia Militar de SC, coronel Nazareno Marcineiro, atribuiu o aumento dos assaltos à ousadia dos criminosos, à falta de medida protetiva aos adolescentes infratores e também à legislação.

– A lei gera expectativa de impunidade – lamentou o comandante, se referindo à soltura de presos e ao fato de adolescentes infratores não ficarem apreendidos no Estado.

(Por Diogo Vargas, DC, 09/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *