Ação de Usucapião não regulariza situação de imóvel em Florianópolis
14/02/2012
Sec. Rauen fala sobre Ocupação de Espaço Público da Orla Marítima
14/02/2012

Consórcio intermunicipal é solução para mobilidade

Da coluna de Carlos Damião (ND, 14/02/2012)

ABC Paulista está construindo um plano regional, envolvendo municípios, para resolver o grave problema do trânsito. Que tal fazer aqui?

Nossos problemas não são diferentes de outros centros urbanos brasileiros. A Grande São Paulo, por exemplo, que já foi considerada exemplo de qualidade de vida, convive com o sério drama da imobilidade urbana. Mas lá, ao contrário daqui, os municípios se uniram para formar um consórcio administrativo, que já contratou um plano de mobilidade para a região. Está decidido, por exemplo, que a partir de abril o tráfego de caminhões pelos municípios será restrito. Serão ampliadas também as redes de ônibus intermunicipais e, em longo prazo, haverá expansão das linhas de metrô para São Bernardo do Campo. O colapso no ABC Paulista é motivado pelas mesmas razões da Grande Florianópolis: aumento absurdo da frota de veículos particulares, boom imobiliário, sistema viário obsoleto e falta de integração entre os transportes públicos das cidades, conforme reportagem da Folha de S. Paulo. Por que nossos governantes não adotam solução semelhante – consórcio intermunicipal – na Grande Florianópolis?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *