Floripa amanhã!
13/12/2011
Mostra divulga projetos de arte-educação realizados nas comunidades
14/12/2011

Fórum Futurópolis discute sobre a qualidade de vida em Florianópolis nesta terça-feira

A crescente preocupação da sociedade com a perda da qualidade de vida em Florianópolis — principalmente devido aos problemas de segurança, mobilidade e degradação ambiental — resultou na necessidade de uma discussão mais ampla e representativa.

Confira o resultado da pesquisa

Com este objetivo, será realizado nesta terça-feira o Fórum Futurópolis, dentro de um projeto maior que visa contribuir com geração de conhecimento, induzir de reflexões e de debates e estimular encaminhamento de soluções. O ponto alto do encontro será a apresentação de uma pesquisa de opinião pública com as percepções da população sobre a situação atual da cidade e projeções e expectativas quanto ao futuro.

O evento acontece no plenário da Câmara Municipal — um dos promotores — das 14h às 17h, e será voltado para convidados, entre eles empresários da construção civil e turismo, representantes de entidades, lideranças políticas e comunitárias, instituições de ensino superior, polícia militar, exército, fundações, ONGs, gestores públicos, jornalistas, entre outros.

O fórum é uma promoção do Instituto MAPA, com apoio da Guga Kuerten Participações, Acif, CDL, Senge, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e Diário Catarinense.

Além da apresentação dos resultados de pesquisas de opinião, também haverá exposição de posicionamentos de convidados especiais. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira, entre 18 de outubro e 8 de novembro, foi qualitativa. Formadores de opinião da cidade foram entrevistados em profundidade e houve quatro reuniões — cada uma com 9 a 10 participantes — com homens e mulheres entre 17 e 65 anos, das classes A, B e C.

A segunda etapa do levantamento foram 406 entrevistas individuais e domiciliares, com população residente a votante em Florianópolis. Opinaram homens e mulheres, a partir dos 16 anos, de todas as classes econômicas, distribuídos proporcionalmente entre as diversas regiões da cidade. Esta parte da pesquisa ocorreu entre 4 e 7 de novembro.

De acordo com o Instituto Mapa, o objetivo da pesquisa é fornecer subsídios às lideranças para um debate profundo, o que já vem acontecendo de forma mais acentuada nos últimos meses.

Serviço

Fórum do Projeto Futuronópolis
Dia: hoje
Hora: das 14h às 17h
Local: Câmara de Vereadores da Capital
Público: convidados especiais da Câmara Municipal de Florianópolis, Instituto Mapa, Diário Catarinense e apoiadores do evento, meio acadêmico, ONGs, entidades de classe etc.

O que a pesquisa aborda

– Avaliação da cidade e sentimentos em relação a ela

– Percepção dos atuais problemas

– Soluções esperadas

– Percepção de vocações econômicas que a cidade deve explorar

– Percepção de obras e ações prioritárias na cidade

– Avaliações a respeito de grandes projetos: 4ª ponte, anel viário intermunicipal, transporte marítimo, aeroporto, penitenciária, arena multiuso, marina/atracadouro do norte, Ponte Hercílio Luz e outras

(DC, 13/12/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *