FloripAmanhã é convocada por Secretário para conhecer projeto da 4º Ponte
24/11/2011
Encanto de Natal ACIF
24/11/2011

ordenamento náuticoA segunda apresentação do projeto de “Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico” de Florianópolis será na quinta-feira (08/12), às 10h30, no auditório da CDL Florianópolis. Desta vez o responsável técnico pelo projeto, Alexandre M. Mazzer, Ph.D, diretor da Magnitude Mare Consultoria e Projetos em Meio Ambiente irá abordar as “Estruturas Náuticas Atuais e seu Enquadramento em Relação aos Ambientes da Baía de Florianópolis”.
Veja os slides da primeira apresentação com resultados dos estudos, realizada na sede da FloripAmanhã, no dia 08/11
A iniciativa do projeto é da FloripAmanhã — que continua captando recursos para a conclusão do projeto —, já apoiado por Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.
A equipe técnica do projeto já pesquisou dados ambientais e a estrutura náutica existente nas Baías Norte e Sul. A partir do cruzamento destas informações com a legislação vigente, infraestrutura disponível, projeto Floripa 2030, Vita et Otium, entre outros, será possível gerar um Plano a fim de regulamentar a preservação do ambiente costeiro e o desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca.
O projeto tem duração estimada em um ano. Até dezembro de 2011, continua na fase de captação de dados, incluindo análise ambiental da Lagoa da Conceição e diagóstico da estrutura náutica existente. Está prevista também a realização de 10 oficinas com atores sociais envolvidos no tema para apresentação dos resultados e definição do Plano de Ordenamento Náutico a ser proposto no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, lei n.7.579/09.
O responsável técnico pelo projeto, Alexandre Mazzer, explica que apesar da abrangência municipal, os estudos analisam a cidade inserida na região da Grande Florianópolis, pois não há como fazer um planejamento que não seja integrado. Entre as atividades previstas para o projeto estão a Revisão do Plano de Ordenamento Naútico existente; a classificação das estruturas de apoio naútica encontradas em Florianópolis; a compatibilização da proposta do Plano de Ordenamento Naútico de Florianópolis revisado com o Plano Director e o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro – ZEEC/GERCO-SC e o estudo dos aspectos técnicos e legais para fins de estabelecimento de critérios e regulamentos específicos.
Os estudos em andamento estão considerando diversos aspectos relacionados ao ambiente costeiro de Florianópolis, como a preservação do entorno, monitoramento ambiental, existência ou potencial para canais, quebra-mares, enrocamentos e estruturas de atracação; Sítios arqueológicos, históricos e outros recursos culturais; educação ambiental dos usuários, critérios e alternativas locacionais para novos empreendimentos, além de manejo de águas pluviais, esgotos e resíduos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Vera Lúcia disse:

    O Transporte Náutico melhoraria muito o caos em que se encontra a mobilidade urbana em Florianópolis. A 4a. ponte vai demorar e o custo é altíssimo e o engarrafamento na entrada e saída da ponte continuará o mesmo ou vai piorar….E o esta lastimável de nossas praças, quando é que a Prefeitura vai
    tomar mudar esse quadro feio e abandonado? A Praça da Trindade é tomada por bêbados, drogados e quiosques improvisados e um posto policial que não funciona. E a praça de Canasvieiras que não sai do papel e das promessas, está lá abandonada, o mato tomando conta, num dos mais belo balneário procurado pelos turistas. Até quando vamos esperar p/que autoridades resolvam isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *