Florianópolis terá Semana de Ciência e Tecnologia em outubro
29/09/2011
Iluminação da Avenida Beira-Mar Continental, no Estreito, em Florianópolis, está em fase de teste
29/09/2011

Competência para autorizar movimentação de terra e corte de rocha

Terraplanagem é um conjunto de operações de escavações, compactação e movimento, a fim de resultar em uma nova conformação topográfica. As etapas envolvem desmatamento, destocamento, limpeza e remoção da camada vegetal.

Em alguns casos, o movimento de terra envolve utilizações de explosivos para retirar fragmentos de rochas de grandes dimensões. Em outras, cortes de talude, escavações, aterros e cortes.

O Artigo 1° da Portaria Conjunta SUSP/FLORAM nº 001/2008, resolve que: “As obras devidamente licenciadas pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, conforme disposto no artigo 17, da Lei Complementar n° 060/2000, não necessitam de autorização da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM para movimentação de terra, corte de talude, escavação, terraplanagem, aterro e corte de rocha”.

Ou seja, conforme o Artigo 17 da Lei Complementar nº 060/2000, a aprovação do projeto e licenciamento da obra, subentende-se que todas estas modificações do terreno estão aprovadas.

“Em casos de escorregamentos de matérias sólidos, como rochas, deve-se contatar a Defesa Civil para retirada da mesma”, informa Francisco Antônio da Silva Filho, Biólogo da FLORAM.

(PMF, 28/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *