Revitalização do Largo da Alfândega
11/07/2011
Santa Catarina é pioneira na implantação do projeto Produção mais Limpa em hotéis e restaurantes
11/07/2011

Primeira etapa da revitalização da rua Vidal Ramos, em Florianópolis, deve ser concluída em agosto

O objetivo é transformar a região em uma via cultural e atrair a população para o centro histórico da cidade

Pessoas que transitam na Vidal Ramos gostaram da revitalização, mas reclamam dos motoristas

A revitalização da rua Vidal Ramos está transformando uma das regiões de comércio mais antigas de Florianópolis. Para fugir da deterioração do centro histórico, lojistas e moradores da antiga rua apostaram numa ideia arrojada de transformar o local em um shopping a céu aberto. A primeira etapa desse projeto virou realidade e deve ser concluída até agosto deste ano.

O novo calçamento e a drenagem do esgoto, assim como a padronização das fachadas dos 56 pontos comerciais, começam na esquina com a av. Arcipreste Paiva até a Jerônimo Coelho, e contempla ainda a revitalização da rua Trajano e a escadaria do Rosário. Parte da rua Deodoro também deve ser beneficiada. Os casarões mais antigos terão cores diferentes enquanto que as lojas já estão adequando suas fachadas e adotando um toldo branco padrão. “As pessoas estão abandonando o Centro da cidade e estávamos perdendo clientes para os shoppings. Esse projeto foi criado para incrementar e movimentar a antiga rua da Capital”, afirma Rose Macedo Coelho, coordenadora do Núcleo de Lojistas da Vidal Ramos, da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis).

Para a gerente de uma ótica que funciona há sete anos na rua, Rosimeri Silveira, 45, finalmente a região foi lembrada pelo poder público. “A Vidal ficou muito mais bonita, porém ainda é cedo pra dizer se a novidade tem atraído mais pessoas para fazer compras”, observa. Os buracos do começo das obras foram um transtorno para a gerente de uma loja de roupas, Mariana Lima, 24. “Espero que fique cada vez melhor e que atraia mais pessoas”, afirma.

O próximo passo no processo de reurbanização da via agora é a colocação do mobiliário, que inclui banco, lixeiras e floreiras, custeado pela Acif. O projeto prevê ainda que os cafés da região possam colocar mesas e cadeiras na rua, segundo a tendência de transformar a região numa via cultural. “A revitalização é fundamental para a valorização dos imóveis, agrega segurança e tem já atraído um público diferente. É uma maneira de evitar a deterioração do Centro, como aconteceu em outras grandes cidades como São Paulo e Porto Alegre”, afirma a moradora Rosane Luz, 58, síndica do condomínio Martinho de Haro.

O Vidal Ramos Open Shopping é um projeto desenvolvido em parceria entre os lojistas da Vidal Ramos, a Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), a Prefeitura Municipal e apoio do Sebrae /SC (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa) e Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).

Carros desrespeitam limite de velocidade

Motoristas e pedestres ainda disputam o mesmo espaço da Vidal Ramos. A maior parte não sabe que a via é de uso misto (carro e pedestre) e as pessoas transitam pelo meio da rua por onde veículos deveriam trafegar a no máximo 20 km/h. “Os carros passam em alta velocidade, sobem nas calçadas, buzinam”, lamenta a vendedora Janice Sharf Phiplippi, 45. Em passeio para compras no local, Ana Luiza Salomão, 24, Caroline Maliska, 32, e a pequena Beatriz Maliska, 3, levaram um susto por não saberem da circulação de carros. “Gostei muito da revitalização e sempre fazemos nossas compras no Centro, mas achei perigoso que a calçada está do mesmo nível da via, não sabia que ainda passavam carros”, diz Caroline.

Há placas indicativas do limite de velocidade e da preferência para pedestres, mas poucos respeitam. “Outro dia uma pessoa foi atropelada. A rua e a calçada estão niveladas e isso confunde, deveria haver uma diferença de altura”, observa o morador Marcos Soncini, 52. Ele vive há 19 anos na Vidal Ramos e teme que esse nivelamento propicie enchentes no local.

Dono de um café na esquina da Trajano com a Vidal Ramos, Fábio Assunção gostou dos resultados mas lamenta o estacionamento de veículos nos locais impróprios e nas calçadas. “Falta sinalização e estacionamento”, pontua.

A coordenadora do Núcleo de Lojistas da Vidal Ramos, Rose Macedo Coelho, explica, no entanto, que o nivelamento foi feito para facilitar a circulação de cadeirantes e carrinhos de bebê e que a instalação do mobiliário deverá impedir que carros estacionem nas calçadas.

(Por Carol Macário, ND, 11/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *