Região metropolitana na prática
29/06/2011
Conselho Municipal de Turismo aborda ciclo de apresentações de trabalhos
29/06/2011

Maré alta causa inundações no Centro Sul e em ruas da Caieira e do Rio Tavares, em Florianópolis

A fenômeno deve acontecer novamente apenas entre domingo e segunda-feira. As temperaturas tendem a aumentar nesta semana

Quem passou pelo Rio Tavares e Caieira, Sul da Ilha, na manhã de terça-feira (29) ficou intrigado com as grandes poças de água que se formaram na beira das ruas, mesmo com o sol predominando durante todo o dia. O estacionamento do Centro Sul também ficou todo alagado. A cena típica de dias chuvosos acontece também em períodos de maré alta, muito frequentes no inverno.

“O vento sul persistente amplifica as ondulação provocando uma maré mais alta que provoca inundações. Amanhã (quarta-feira), o vento nordeste quebra esse padrão e a maré alta volta a acontecer novamente apenas entre domingo e segunda-feira”, explica Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram. As temperaturas tendem a aumentar também durante toda essa semana, mas a chuva volta ao Estado na quinta e sexta-feira, depois que a massa de ar seco ganha umidade e nebulosidade.

“A temperatura cai de novo no domingo e uma nova onda de frio chega a Santa Catarina”, comenta Marilene. Nesta quarta-feira, o céu fica encoberto e a máxima pode chegar a 18°C na Capital, com mínima de 7°C. Há possibilidade de formação de nevoeiros e chuva no fim do dia. Na quinta-feira, a mínima não deve passar dos 13°C, demonstrando a diminuição do frio e o deslocamento do sistema de alta pressão para o oceano.

(Por Emanuelle Gomes, ND, 29/06/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *