Rua Vidal Ramos, um case urbanístico
30/05/2011
Venda de tinta spray é regulamentada para coibir pichação e grafitagem deixa de ser crime
30/05/2011

Lixo toma conta do cemitério do Itacorubi, em Florianópolis

Secretário municipal do Desenvolvimento Urbano diz que privatizar é a solução
Lixo acumulado perto dos túmulos. Mato crescendo nos arredores. Sepulturas abertas e algumas cheias de lixo. Não é preciso andar muito pelo Cemitério do Itacorubi, o maior de Florianópolis, para perceber o estado de abandono a que ele está sujeito.
Onde se encontram os sepultamentos mais antigos, a situação fica pior. Em vez de grama, há barro entre os túmulos, muitos deles sem identificação.
Silmar dos Santos trabalha como autônomo limpando sepulturas há um ano. Ele conta que há poucos funcionários para limpar o cemitério e que há partes em que o mato está alto, com muito lixo acumulado.
— As áreas comuns estão muito sujas. A limpeza não está sendo feita corretamente — relata.
O administrador do cemitério, Osmar Ferreira, concorda. Segundo ele, os funcionários que se aposentam ou falecem não são repostos.
— Até uns 10 anos atrás, eu tinha 15 funcionários para fazer a limpeza. Hoje, são apenas quatro — afirma, apontando também que possui alguns funcionários em licença médica.
Quanto ao recolhimento do lixo, ele alega que o veículo que faz a coleta ficou duas semanas em manutenção e só voltou a trabalhar na segunda-feira. Ele conta que pediu ajuda à Comcap e à secretaria de obras, porém não obteve retorno.
Secretário quer privatizar
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Ferreira Rauen, conta que o problema no cemitério é recorrente. A situação se repete há vários anos e, para ele, a solução é passar a administração do cemitério para a iniciativa privada.
Um projeto de lei neste sentido já foi encaminhado para a Câmara Municipal no ano passado, porém foi rejeitado. Rauen diz que as readequações vêm sendo feitas e um novo texto deve ser encaminhado para os vereadores ainda neste ano.
— É preciso também revitalizar aquela área, que já chegou ao seu limite — afirma.
O secretário também aproveitou para criticar a atual administração do cemitério. Segundo ele, nenhuma reclamação chegou até ele e “tudo o que foi solicitado até aqui foi atendido”.
Ficha técnica
::: O cemitério foi inaugurado em 18 de novembro de 1925 e fica às margens da SC-401, com uma área aproximada de 90 mil metros quadrados
::: Cerca de 62 mil pessoas foram sepultadas em 18 mil túmulos
::: A limpeza dos túmulos é de responsabilidade das famílias
::: Cerca de 10 trabalhadores autônomos realizam a limpeza particular de sepulturas
Fonte: Administração do cemitério
(Por Leonardo Gorges, DC, 30/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Iná Machado Campos disse:

    É deplorável o estado de abandono do Cemitério Municipal do Itacorubi.Enquanto em algumas cidades brasileiras e do exterior cemitérios são tão bem cuidados que se tornam pontos de atração turística,em Florianópolis, as famílias que visitam seus entes queridos sepultados no Itacorubi, têm que transitar por cima de túmulos, porque não há espaço entre esses para passagem. As poucas ruelas alí existentes estão sendo invadidas por novas covas. O mato e o lixo se acumulam, tornando o local inadequado para visitação e demontrando o descaso da Prefeitura com um logradouro público. As caçambas colocadas alí para recolher o lixo antes do Dia de Finados, até hoje, 17.11.11, permanecem cheias de lixo em frente aos túmulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *