Estresse hídrico
24/03/2011
Parque Linear do Córrego Grande será lançado no sábado
24/03/2011

Campanha chama para luta contra aquecimento global apagando todas as luzes por 60 minutos

No sábado, entre 20h30min e 21h30min, diversas partes do mundo ficarão às escuras. É a Hora do Planeta, um ato simbólico na luta contra o aquecimento global. Em Santa Catarina, pelo menos cinco cidades participam oficialmente do evento.

A ação é uma iniciativa da ONG WWF, criada em 2007, na Austrália. No ano passado, mais de 1 bilhão de pessoas, em 4.616 cidades de 128 países, participaram do protesto.

Para este ano, há adesões em todos os continentes. Já foi confirmada a participação de 3.733 cidades em 131 países, sendo 25 megacidades, como Deli, Mumbai, Buenos Aires, Moscou, Teerã, Istambul, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Santa Catarina, Caçador, Florianópolis, Itajaí, São Francisco do Sul e Tijucas vão apagar as luzes de alguns locais e monumentos.

Na Capital de Santa Catarina, dois cartões-postais – a Ponte Hercílio Luz e a Praça XV – vão ficar às escuras.

Joinville, no Norte de SC, que participou do evento no ano passado, ainda não confirmou a adesão este ano.

Da iniciativa privada, o Floripa Shopping, na Capital, também aderiu oficialmente ao evento. O empreendimento está fazendo uma mobilização interna para incentivar clientes, lojistas e funcionários.

No sábado, a rádio interna divulgará a mobilização de hora em hora. Também serão apagadas parcialmente as luzes externas do paisagismo e o letreiro da fachada.

A mobilização
NO ESTADO
Cinco cidades catarinenses já confirmaram participação
– Florianópolis
Serão desligadas as luzes da Ponte Hercílio Luz e da Praça XV.
– Caçador
A ideia foi divulgada por meio do projeto Protetor Ambiental. A prefeitura se comprometeu a diminuir em 25% a iluminação da cidade, deixando acesas apenas as luzes principais.
– Itajaí
Vai apagar as luzes da prefeitura, da Igreja Matriz, do Palácio Marcos Konder, do Morro da Cruz e o do píer. A população foi convidada a ir para a frente da Igreja Matriz da cidade com uma vela.
– Tijucas
As luzes do Casarão Gallotti, imóvel do século 19, serão totalmente apagadas. Na facahda, um banner explica à população o que é a Hora do Planeta.
– São Francisco do Sul
Na cidade mais antiga de Santa Catarina, serão apagadas as luzes do Prédio Multiuso, da sede da prefeitura, da Secretaria de Turismo, da Fundação Cultural e o do Mercado Público.
NO BRASIL E NO MUNDO
Monumentos famosos de grandes metrópoles ficarão sem iluminação
Times Square Nova Iorque
Obelisco Buenos Aires
Cristo Redentor Rio de Janeiro
Torre Eiffel Paris
Ponte de Harbour Sydney
Opera House Sydney
Taj Mahal Hotel Índia
Castelo de Edimburgo Escócia
Palácio Presidencial Lima (Peru)
Torre de Seul Coreia do Sul

(DC, 24/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *