Exposição reúne propostas de intervenção paisagística para a Beira-mar Norte
29/03/2011
Muro de contenção será refeito na Guarda do Cubatão
30/03/2011

Programa Senac na Copa vai oferecer 1 milhão de vagas em cursos

O Senac lançou, nesta terça-feira (29/03), no Rio de Janeiro, o Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, que vai abrir um milhão de vagas em cursos e programações, em todo o país, voltados para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A apresentação foi feita por meio de teleconferência, transmitida ao vivo da sede do Senac Nacional para todo o Brasil, com 300 pontos de recepção, e contou com a presença de Pedro Novais, ministro do Turismo; Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Antônio Henrique Borges, gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional.

O objetivo do programa é atender às demandas por qualificação profissional geradas a partir da Copa do Mundo de 2014. Do portfólio Senac, composto por mais de 800 cursos, foram priorizados os que melhor atendem às expectativas dos setores que terão que estar devidamente preparados para o grande evento: Turismo, Gastronomia, Idiomas, Hotelaria, Comércio, Saúde, Segurança, Informática, entre outros. Na área de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Lazer são oferecidas quase 360 mil vagas para cursos como “Qualidade no atendimento para taxistas”, “Qualidade em Serviços Turísticos”, “Gestão de Empreendimentos Gastronômicos” e “Gestão de Viagens Corporativas”. Somente para idiomas, são cerca de 130 mil vagas disponíveis para os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

“Esperamos ser vitoriosos nesta Copa não somente nos gramados, mas no bem receber, entreter, acolher e hospedar”, destacou o ministro do Turismo. Pedro Novais ressaltou ainda que 7,2 milhões de pessoas trabalham direta ou indiretamente com o Turismo: “Dessas, 870 mil estão na linha de frente e precisam de qualificação. O MTur já está treinando 306 mil em seus programas de capacitação como o Bem Receber Copa”, lembrou. “O Turismo não constrói aeroporto, museu ou estádios, mas é um dos grandes aproveitadores dos grandes eventos e por isso estamos totalmente envolvidos”, disse. O setor representa hoje 3% do PIB brasileiro e a meta, de acordo com Novais, é que alcance 8% até o fim da década.

Segundo ele, as dúvidas de alguns sobre a capacidade do Brasil para realizar uma Copa do Mundo irão se dissipar: “A presidenta Dilma recentemente criou a Secretaria de Aviação Civil e disse que as obras dos aeroportos serão aceleradas. Isso é uma prova de quanto estamos comprometidos”. Perguntado se está preocupado com os atrasos, ele enfatizou: “Tudo me preocupa na Copa de 2014 e preocupando-me me esforço mais”.

Alexandre Sampaio destacou as oportunidades que serão abertas com a Copa: “Mais de 52 hotéis estão sendo construídos. Isso representa de 8 a 10 mil postos de trabalho”, contabilizou. O presidente da FBHA disse ainda que não somente as sedes da Copa serão beneficiadas: “As subsedes, como cidades de treinamento e indutoras de turismo, também aproveitarão a oportunidade”. Ele ressaltou ainda que o legado deixado será grande, mas que, após o evento, é preciso trabalhar ainda mais duro: “A saída para dar sustentabilidade negocial a essa oferta em crescimento é termos um calendário de eventos intenso e para isso contamos com a esfera governamental e privada, e em especial com os conventions na captação dos eventos”.

Segundo Antônio Borges, o Senac conta com uma grande estrutura que vai ajudar na manutenção da qualificação profissional: “São 527 unidades com laboratório, 74 unidades móveis, inclusive barcos-escola no Norte, 900 rádios e diversas parcerias”, afirmou. A lista completa dos cursos e os locais onde eles são ministrados você encontra no hotsite do programa Senac na Copa: http://www.copa2014.senac.br.

(FlorianópolisCVB, 30/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *