Águas envenenadas
09/03/2011
Se concluídas, obras no Sul da Ilha, em Florianópolis, devem acabar com as filas na região
09/03/2011

Carnaval também é festa na rede hoteleira de SC

Hotéis das praias e da Serra Catarinense registram ocupação perto de 100% nos próximos dias

Melhor data da temporada para a rede hoteleira desde o Réveillon, o Carnaval está fazendo a festa do setor pelo Estado. No Litoral, onde estão concentrados os principais desfiles, a ocupação média baila no compasso dos 82,5%, na Capital, até os 100% em alguns hotéis de Balneário Camboriú e nas cidades de Laguna, São Francisco do Sul e Navegantes.

Aexpectativa do setor hoteleiro é de que este Carnaval seja melhor do que o do ano passado. Hotéis-fazendas e outros tipos de hospedagem nas cidades com águas termais também estão registrando lotação. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em SC, João Eduardo Moritz, destaca que as previsões para todas as regiões do Estado são melhores para esta data do que para o Carnaval de 2010.

– Isso porque não tivemos um mês de fevereiro muito bom, depois de um Réveillon que foi um sucesso. No mês passado, a queda foi maior porque choveu muito e pelo reinício das aulas. Mas a expectativa para o Carnaval é muito boa – resume.

Os hotéis-fazendas da Serra e os que estão próximos de estações de águas termais registraram uma ocupação de 96% em 2010 e, para este ano, marcavam lotação de 98% na quinta-feira. Alguns empreendimentos terão ocupação máxima hoje e até quarta-feira, segundo Moritz, para abrigar aos turistas que querem sossego.

O Litoral deverá ter uma ocupação média de até 85%, na projeção da ABIH-SC. No Carnaval passado, o número não passou dos 75%.

O presidente do Sindicato dos Hotéis da Capital, Tarcísio Schmitt, prevê que os estabelecimentos da cidade tenham ocupação média de 82,5%, acima dos 78,5% registrados em 2010.

Uma característica deste Carnaval é que a maioria das reservas está sendo feita individualmente e não por grupos, de acordo com Carla Coutinho, coordenadora comercial do Majestic Palace Hotel, da Capital. O Majestic tinha 78% de ocupação ontem e previsão de atingir 95% hoje. No ano passado, no mesmo sábado de Carnaval, a ocupação era de 79%.

– Registramos um aumento de 30% no faturamento de janeiro. Este ano, sem dúvida, as pessoas estão viajando mais – opina.

(DC, 05/03/2011)

Efeito em cadeia por todo o Litoral

Longe dos holofotes da Passarela Nego Quirido, na Capital, o Carnaval segue forte em outras cidades litorâneas. Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Navegantes e Laguna lideram a lista de opções das festas que aquecem estes dias de março, o mês tradicionalmente mais fraco para o setor hoteleiro em cada temporada.

A presidente do Sindicato dos Hotéis de Balneário Camboriú, Karina Peters, diz que a ocupação na quinta e sexta-feira estava em 85%. A previsão para hoje era de que este número fosse para 95%, pelo menos.

– Podemos ficar muito próximos dos 100%, dependendo de como o clima se comportar – projeta.

Argentinos e chilenos estão respondendo por 50% da ocupação.

No início desta semana, a secretaria de Turismo de São Francisco do Sul fez um levantamento entre 25 hotéis da cidade e constatou uma taxa de ocupação de 70% na segunda-feira, com previsão de chegar a 100% hoje. A prefeitura trabalha com a projeção de um público 20% maior no Carnaval deste ano, o que deve significar 180 mil pessoas na cidade.

O secretário de Turismo de Navegantes, João Cunha, comenta que a taxa de ocupação de 100% começou a ser registrada na quinta-feira e deve estender-se até amanhã. Depois, ela deve cair para entre 80% e 90% até o domingo da próxima semana. A expectativa é que 180 mil pessoas participem das festas na cidade.

– Parte dos hotéis ampliou a sua capacidade desde 2010, quando no Carnaval tivemos uma ocupação de 90% a 95%. Com isto, devemos ter pelo menos 10% a mais de turistas.

(DC, 05/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *