Lixões
14/02/2011
Prefeitos discutem os acessos na BR-101
14/02/2011

Projeto no Floripa Tem ensina como cultivar minhocas e produzir húmus em casa

A Embaixada Praia Mole do Floripa Tem, acostumada com o desfile de lindas mulheres bronzeadas, teve como destaque, ontem, um grupo de minhocas. Mais de 750 exemplares da espécie californiana vermelha serviram de modelo para a organização Nosso Lixo explicar como é possível, por meio de minhocários, preservar o meio ambiente, economizar dinheiro público e ainda produzir húmus, um adubo natural de jardim.

O minhocário consiste em três caixas brancas com furos para a entrada de oxigênio, de plástico e fechadas. A matéria-prima para produzir húmus é o excremento da minhoca. As caixas devem ser armazenadas em local seco, na sombra e no alto, para evitar a entrada de formigas ou a curiosidade de animais de estimação.

– Esse sistema ajuda a reduzir em cerca de 50% os resíduos sólidos que vão para a coleta convencional e, assim, economiza dinheiro e aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Também elimina o mau cheiro – dizem Alceu Medeiros e Gilberto Napoleão, responsáveis pelo projeto.

Faça você mesmo – Como ter um minhocário
– No site: www.nossolixo.org
– No link “adquira seu minhocário”, preencha o formulário e aguarde contato dos organizadores para a entrega do material.
Podemos despejar
– Restos de frutas, legumes, borra e filtro de café, pão e jornais.
Como fazer o minhocário
– Coloque uma caixa em cima da outra. A do meio chega na casa do usuário com húmus e cerca de 750 minhocas.
– Para que não fique cheiro ruim, coloque uma camada de alimento sobre outra de jornal.
– À medida que o material da caixa do meio vai se decompondo, um líquido escuro cai na terceira caixa. O líquido serve como fungicida.
– Quando a caixa do meio estiver cheia, é hora de colocar mais restos na caixa de cima.
– Dependendo da quantidade de restos, o húmus fica pronto em cerca de duas semanas.

(GABRIELA ROVAI, DC, 14/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. Lindomar Bastos disse:

    Achei a proposta interessante e que vem de encontro ao que penso que, com pequenas ações continuadas podemos fazer nossa parte na preservação do eco sistema.
    portanto quero me escrever para participar do projeto no meu condomínio na casa de minha sogra, e na escola em que sou diretor.

  2. Ola!
    A muitos anos tive minhocario, mais tive que parar motivo
    filho nascido doente.
    Atualmente estou em busca de minhoca california pra reeniciar, vez que pretendo montar uma comunidade rural p 3: idade, no qual quero ter pomar, horta, jardim, lagoa pra peixes, e pequenas aves, no qual estou em busca de minhocas
    pra já ir utilizando na composteira que tenho em casa.alguém pode informar onde posso conseguir mudas?
    obrigada
    Zusana Borinelli

  3. Luiz Alberto da Cunha disse:

    Adorei este projeto, importante para o controle do lixo, reciclagem, bem como você pode produzir seu proprio humus, adubar seu jardim com seu adubo orgânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *